Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema se reúne para propor ações ambientais
24/01/2019 14h46

Comdema se reúne para propor ações ambientais

Da reunião participaram os membros do Comdema, que representam o poder público, e representantes da sociedade civil

Na terça-feira, 22 de janeiro, ocorreu na sala de reuniões do Centro de Educação Ambiental – Espaço Cultural “Cidade do Livro” a 124ª reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), de Lençóis Paulista. De acordo com a pauta, foi feita uma leitura do Regimento Interno para deixar claro aos membros participantes da reunião como é feita a nomeação dos conselheiros, no caso para o biênio 2019/21, o que deverá ocorrer por Decreto Executivo até o próximo dia 22 de março.

Foram apresentadas também propostas que envolvem diretamente os conselheiros em ações comunitárias, como a realização de reuniões itinerantes em escolas, com objetivo de envolver os grêmios estudantis na questão ambiental do município; a da limpeza de rios, tendo em vista a contenção de resíduos flutuantes em rios urbanos, como Rio Lençóis e Córrego da Prata (Eco barreiras). Além disso, foram discutidas a arborização urbana e campanhas estratégicas, como do descarte do lixo nos fins de semana. Essas ações visam atender a tarefa de pro atividade da diretiva Conselho Ambiental do Programa Município Verde Azul – ciclo 2019.

Na reunião ainda foi apresentado um projeto para inauguração de nova Nascente Municipal Modelo, em uma parceria Prefeitura/Zilor, para que seja um ponto de visitação pública com o objetivo de promover educação ambiental sobre gestão das águas e foco em proteção de nascentes. Os membros ficaram cientes da participação de representantes de Lençóis Paulista na reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré, ocorrida em dezembro/2018, e sobre a realização de audiência pública para o Plano Municipal de Saneamento, entre outros assuntos.

Da reunião participaram os membros do Comdema que representam o poder público – Claudemir Rocha Mio (secretário do Meio Ambiente); Helton Damacena de Souza (Prefeitura); Wagner Boso (Casa da Agricultura); Milena Guirado Coneglian e Marcos Marques Félix (SAAE); e Eduardo Almeida e Silva (Câmara Municipal). Como representantes da sociedade civil participaram Pedro Luiz Cavassutti (associações); Roberto José Conti (clube de Serviço); Léo Mário Andretto (profissionais liberais); Marilisa Costa Freire e Rosângela Aparecida Fernandes (associações de bairros).