Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Meio Ambiente incentiva arborização urbana
11/01/2019 16h14

Secretaria de Meio Ambiente incentiva arborização urbana

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) vem promovendo ações que visam o desenvolvimento e implantação da arborização urbana em Lençóis Paulista. Desde o início do governo Anderson Prado, ações inovadoras como os Pomares Comunitários, implantação de espaço árvore em prédios públicos, ações de educação ambiental com gestão participativa, viveiro municipal de mudas e criação de uma equipe voltada para o plantio são iniciativas positivas. Algumas dessas propostas fazem parte da diretiva Arborização Urbana do Programa Município Verde Azul.

Com a chegada da estação mais quente do ano, o Verão, quando as temperaturas aumentam consideravelmente, a procura por plantio no calçamento também aumenta. Para isso, a Prefeitura Municipal dispõe dos serviços do Viveiro Municipal de Mudas “João Romano”, localizado no Parque do Povo. O munícipe que quiser contribuir de forma voluntária com o plantio no calçamento defronte aos imóveis, basta se dirigir a SAMA e preencher a requisição para retirada da muda no Viveiro, ou, então, solicitar o plantio na própria Secretaria, ou ligar para (14) 3269.7054. As mudas devem ser apropriadas para calçamento, com orientações sobre distanciamento de esquina, placas de trânsito, portões e fiação da rede elétrica. Para serviço de manutenção, poda e avaliação para substituição de árvores, os munícipes também devem entrar em contato com a SAMA.

As árvores oferecem diversos benefícios ao meio ambiente urbano e para a saúde humana, como a função paisagística; direcionamento de ventos; abafam ruídos urbanos; amenizam temperatura e oferecem sombra; favorecem a biodiversidade com abrigo a fauna; melhoram a permeabilidade do solo, combatendo alagamentos; absorvem a poluição de partículas suspensas no ar; dão conforto a moradias e qualidade de vida, entre outros.

A Prefeitura dispõe para quem interessar o Guia de Arborização Urbana com informações úteis e abrangente sobre o tema, disponível no site por meio do link: http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/arquivos/downloads/planos-municipais/Guia_Arborizacao_Urbana_Lencois_Paulista_2017_novo.pdf