Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da rede municipal viram 'chefes de cozinha' por um dia
10/06/2011 15h00

Alunos da rede municipal viram 'chefes de cozinha' por um dia

Nesta semana, os alunos de Etapa 1 e 2 da EMEI Maria Tereza da Silva Coelho Jacon, no Jardim Caju II, tiveram um dia bem diferente: na hora do recreio usaram vestimenta típica de chefes de cozinha e foram estimulados a montar seus próprios lanches. Primeiro fizeram o “Lanche do Herói”, com ingredientes como pão de forma, frango desfiado, salada e requeijão. Depois, foi a vez dos espetinhos de frutas: banana, morango, kiwi, manga e uva. É o projeto Consciência Alimentar, resultado de uma parceria entre a Diretoria Municipal de Educação e o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo.

O desenvolvimento do projeto em Lençóis é encabeçado pela nutricionista da Cozinha Piloto Celeide Martha Boso. Para fazê-lo funcionar na EMEI Maria Tereza, ela contou nesta semana com a colaboração da técnica em nutrição e Supervisora de Saúde Comunitária Ana Caroliny Lemos Rocha, de funcionárias da Cozinha Piloto e da escola.

A ação teve duas fases. A primeira, na terça-feira, 7, foi a teórica, quando o grupo explicou sobre as propriedades dos alimentos e a importância de uma alimentação saudável. Na ocasião, os alunos assistiram a um filme educativo. A segunda fase, realizada na quarta, dia 8, foi a prática: quando as crianças tiveram autonomia para montar seus pratos com alimentos saudáveis, muitos dos quais elas ainda nem tinham experimentado.

“Foi mais uma iniciativa para as crianças entenderem que uma boa alimentação é importante para o desenvolvimento delas, para uma vida saudável e para a prevenção de doenças”, diz a nutricionista Celeide.

Ela explica que a EMEI Maria Tereza Jacon foi escolhida para desenvolver o projeto piloto na cidade porque essa iniciativa complementa outras ações já desenvolvidas pela escola. A intenção, entretanto, é conseguir viabilizar esse trabalho também para as outras EMEIs de Lençóis. Por hora, cada escola receberá um kit com livro de receita, jogos e CD com filme educativo, para estimular o desenvolvimento de novas ações enfocadas na alimentação saudável.