Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAAE implantará ISO 9000
10/06/2011 11h16

SAAE implantará ISO 9000

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) deu início à implantação do programa de gestão da qualidade ISO 9000. Contratada desde abril passado a empresa LC Consultores Associados vem dando os primeiros passos para a implantação da versão ISO 9001/2008 na autarquia. Inicialmente foi montado o Comitê de Qualidade formado por funcionários que terão a incumbência de repassar a todos os outros componentes do corpo funcional a filosofia do programa bem como conduzir, juntamente com a consultoria contratada, todo o processo de implantação.

Cumprindo mais uma das etapas previstas, o consultor Luiz Alberto de Moraes Araujo apresentou palestra (foto ao lado) aos funcionários nesta semana, abordando como a implantação acontecerá e quais serão os benefícios decorrentes.

A implantação do ISO 9000, objetiva sistematizar procedimentos de acordo com normas internacionais que garantem, através da uniformidade de atuação, a gestão da qualidade dentro de uma empresa ou instituição.

No caso do SAAE a implantação atingirá todas as áreas de atuação da autarquia abrangendo o atendimento ao público, rotinas administrativas, atendimentos operacionais nas redes de água e esgoto, produção de água e tratamento de esgoto.

Para José Antonio Marise, diretor do SAAE, a decisão de implantar o programa tem dois objetivos principais. Em primeiro lugar aproveitar toda a experiência já acumulada e, através da normatização, garantir melhores condições de trabalho a todos os funcionários. Em segundo lugar, e como consequência, melhorar ainda mais o nível de satisfação dos usuários com relação aos serviços prestados pela autarquia.

Ainda segundo Marise, a implantação do ISO "se constitui em extraordinário momento para o crescimento profissional de todos os envolvidos na medida em que permite uma reflexão sobre a atuação de cada um dentro do ambiente de trabalho e também pelo contato com novas técnicas profissionais".

O processo de implantação do ISO se estenderá até março do próximo ano quando então o SAAE passará por auditoria efetuada por instituição autorizada e, se aprovado, receberá certificação reconhecida internacionalmente, fato que transformará o SAAE em referência nacional uma vez que pouquíssimos serviços de água esgoto detém a certificação ISO 9001.