Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Arborização urbana é foco da Secretaria do Meio Ambiente
10/12/2018 10h42

Arborização urbana é foco da Secretaria do Meio Ambiente

Calçada ecológica da Praça Maria Marta Brosco Vaz de Moraes ganhou novas mudas

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou plantios voltados à arborização urbana de Lençóis Paulista, importantes para se obter melhor qualidade de vida e beneficiar a saúde da população com clima mais ameno, melhor qualidade do ar e combate à poluição, além favorecer ao meio ambiente e a biodiversidade de flora e fauna.

Uma das regiões contempladas recentemente foi a extensão do calçamento da Praça “Maria Marta Brosco Vaz de Moraes”, na Rua dos Sabiás, Jardim das Nações. No local foram plantadas 24 novas árvores das espécies Oiti e Quaresmeira, na faixa de grama conhecida como calçada ecológica, próximo a guia, o que agiliza o processo de plantio e desenvolvimento das árvores.

Outro local que recebeu plantio foi o estacionamento da Unidade Básica de Saúde “Dr. José Antônio Garrido”, Jardim Ubirama, com mais duas mudas da espécie Sibipiruna para o sombreamento do local.

O governo Anderson Prado de Lima tem incentivado a arborização urbana com plantio em calçamentos e pomares comunitários. Vale ressaltar o envolvimento da população para garantir a proteção das plantas. Por exemplo, os cuidados básicos como rega e solicitação de manutenção quando necessário, e, principalmente, contra atos de vandalismo.

A SAMA dispõe de mudas para doação no viveiro municipal, para arborização urbana, de acordo com proposta do Programa Município Verde Azul. Os munícipes podem ter acesso ao “Guia de Arborização Urbana” para consulta no site oficial da prefeitura pelo link: http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/arquivos/downloads/planos-municipais/Guia_Arborizacao_Urbana_Lencois_Paulista_2017_novo.pdf