Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Educação realiza estudos para implementação da Base Nacional Comum Curricular
14/11/2018 09h30

O encontro reuniu a equipe pedagógica municipal e gestoras escolares

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação realizou na última semana, um encontro com as gestoras das unidades escolares do município em parceria com o Sistema Aprende Brasil e Editora Positivo, para estudar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento normativo e definidor do conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica (educação infantil e ensino médio).

No primeiro período de estudos foram organizados seis encontros para debater e se aprofundar nos temas propostos, como apresentação do documento com as dez competências gerais que concretizam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, além de discutir a respeito dos marcos legais que embasam a BNCC. Mais dois encontros foram agendados com a participação da formadora Professora Mestre Luciane Maria Jayane Biancardi, que solicitou às unidades escolares do município a apresentação de alguns projetos desenvolvidos nas escolas, alinhando essas experiências com as dez competências da BNCC. O Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico das escolas também foram abordados.

Nos meses de outubro e novembro foram viabilizados nos encontros a análise das áreas do conhecimento dos ensinos Fundamental I e II, e os campos de experiência da Educação Infantil. Os gestores têm acesso até o final de novembro para conhecer o Currículo Paulista, nas suas versões 0 e 1, proposto pelo Estado de São Paulo.

O trabalho para a implementação da Base Nacional Comum Curricular é contínuo e serão organizadas comissões segmentadas, como Educação Infantil e Ensino Fundamental, para estudo, readequação e reescrita do Currículo da Rede Municipal, em concordância com a BNCC e o Currículo Paulista.