Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / 31ª Expovelha começa hoje em Lençóis Paulista
16/10/2018 11h23

31ª Expovelha começa hoje em Lençóis Paulista

Começa hoje e vai até domingo a 31ª Expovelha e a 16ª Exporquídea; o evento tem entrada gratuita

Lençóis Paulista vai sediar mais uma vez um dos mais tradicionais eventos da ovinocultura do país, a Expovelha. O evento chega a sua 31ª edição e vai acontecer entre os dias 16 e 21 de outubro, no Recinto de Exposições José Oliveira Prado, onde ocorre também a Facilpa. Junto com a Expovelha, entre os dias 19 e 21 de outubro, o local também recebe a 16ª Exporquídea, que vai contar com exposição e venda das mais belas flores. O evento é gratuito e aberto para toda população.

A abertura oficial da 31ª Expovelha e 16ª Exporquídea acontece na sexta-feira, 19, a partir das 20h, e contará com a participação da Orquestra Municipal de Sopros e de autoridades como o prefeito Anderson Prado e representantes da Aspaco (Associação Paulista dos Criadores de Ovinos), da Caolp (Clube de Amigos Orquidófilos de Lençóis Paulista, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entre outras que realizam o evento junto com a Prefeitura.

Também na sexta-feira, a partir das 8h, acontece o 18º Seminário Paulista de Ovinocultura, evento técnico que neste ano terá como tema “Aspectos para aumentar a produção de ovinos no Estado de São Paulo”. Ainda nesta parte técnica acontece o julgamento e classificação das raças, e à noite, a partir das 20h será realizado o 1º Leilão Virtual Seleção & Tradição.

Para o final de semana, nos dias 20 e 21 de outubro, a organização do evento preparou diversas atrações para agradar toda a família. Nos dois dias os portões do recinto abrem às 8h para a visitação dos ovinos das racas Santa Inês, Dorper, White Dorper, Suffolk e Île de France, e também dos mais variados tipos de orquídeas.

No sábado, a partir das 20h, acontece a 15ª Queima do Cordeiro, evento gastronômico e cultural que tem por objetivo promover o consumo da carne de cordeiro. Durante o evento serão servidos mais de 15 diferentes pratos de cordeiro, além de costelão bovino no chão, copa lombo suíno, linguiça, paeja caipira, farofa e arroz. O evento terá a animação da dupla Eder & Edson. Os ingressos custam R$ 50 e estão à venda nas Lojas Silva (loja da galeria Guarani), Auto Posto Avenida e Escritório da Associação Rural de Lençóis Paulista (R. Antônio Brandi, 413, Vila Paccola).

No domingo, às 9h, o dia inicia com 26ª Exposição de Cães Puros, mestiços e sem raça definida. Também às 9h tem início a prova dos três tambores nas modalidades teste hourse, aberta júnior, aberta sênior, amador, amador principiante, kids, júnior, jovem, principiante júnior, principiante jovem e feminino. Em seguida, por volta das 10h30, tem apresentação da Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão.

SHOWS

O público jovem também poderá curtir diversos shows na Expovelha deste ano. Na sexta-feira, a partir das 22h tem show com a dupla sertaneja Zé Henrique & Guilherme e com o grupo de samba e pagode Toke Novo. E no domingo, a partir das 15h, o público poderá conferir shows com as bandas Capone, Suicidal Dog e Guns Cover Brazil.

Confira a programação completa da 31ª Expovelha

PROGRAMAÇÃO

16/10 | TERÇA-FEIRA

8h - Entrada dos ovinos no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”

17/10 | QUARTA-FEIRA

9h - Pesagem e admissão de todas as raças ovinas

18/10 | QUINTA-FEIRA

9h - Julgamento de classificação das raças ovinas

20h - Leilão de produção Cabanha Araçá

19/10 | SEXTA-FEIRA

8h - 16ª Exposição Nacional de Orquídeas

8h - 18º SEMINÁRIO PAULISTA DE OVINOCULTURA **

Tema: Aspectos para aumentar a produção de ovinos no Estado de São Paulo.

9h - Julgamento de classificação das raças ovinas

20h - Solenidade de abertura da 31ª Expovelha e 16ª Exporquídea com apresentação da Orquestra Municipal de Sopros e presença do Excelentíssimo Prefeito Anderson Prado de Lima e demais autoridades.

20h - 1º Leilão Virtual Seleção & Tradição

22h - Show com o grupo “Toke Novo”

20/10 | SÁBADO

8h - 16ª Exposição Nacional de Orquídeas

9h - Julgamento de classificação das raças ovinas

13h - Grandes Campeonatos, Campeonato Supremo e Grandes Campeãs de todas as raças de ovinos

15h - Palestra sobre cultivo de orquídeas 16h30 - Julgamento do Ovino Campeão(ã) Supremo(a) 17h - Entrega de prêmios do ranking Cabanha do Ano – ASPACO 2018

20h - 15ª Queima do Cordeiro (Tradicional queima com variações de pratos e música ao vivo com a dupla Eder e Edson)

21/10 | DOMINGO

8h - 16ª Exposição Nacional de Orquídeas

9h - 26ª Exposição de cães puros, mestiços e sem raça definida

9h - Prova de 3 tambores (Regulamento e maiores informações no site www.expovelha.com.br)

10h30 – Apresentação da orquestra de Viola e Violão “Boca do Sertão”

12h - Saída dos ovinos

15h - Shows com as bandas: Capone, Suicidal Dog e Guns Cover Brazil

15h30 - Entrega de prêmios da 16ª Exporquídea

17h – Encerramento da 16ª Exporquídea

**18º SEMINÁRIO PAULISTA DE OVINOCULTURA

Tema: “Aspectos para aumentar a produção de ovinos no Estado de São Paulo.”

8h às 8h30 - Inscrições.

8h30 às 9h - Abertura oficial ASPACO.

9h às 9h45 - “Tecnologia da reprodução ovina” - Dr. Sérgio Luís Nadal da Luz, Mestre e Doutor em Reprodução Animal, trabalha com reprodução ovina. Formado na UFSM. Introduzimos no Brasil as técnicas de Laparoscopia, ultrassonografia e transferência de embriões em ovinos no Brasil. Temos o recorde mundial de produção de embriões em uma única coleta - 55 embriões - Ovelha Capricórnio 021. Já trabalhamos em praticamente todos os estados do Brasil e nos países Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Peru, México, Suécia, Nova Zelândia, África do Sul e Austrália. Atualmente temos 2 centrais de produção de embriões: Avaré e Serrinha na Bahia, e prestamos serviços em cabanas.

9h45 às 10h30 - “Índices Zootécnicos: o que, quando e como medir” - Dr. Hélio Ricardo de Almeida, Zootecnista, Mestre e Doutor em Zootecnia pela FMVZ/UNESP, Botucatu-SP. Professor Substituto de Ovinocultura pela FMVZ/UNESP em 2016 e 2017. Colaborador do Grupo de Estudos de Caprinos e Ovinos (GECO). Palestrante e consultor.

10h30 às 11h00 - Intervalo.

11h00 às 11h45 - “Mesa redonda - Comercialização no Estado de São Paulo” - Frigorífico CowPig, Frigorífico Dom Pig, Vilas das Carnes.

 

notícias relacionadas

Tags: ª, expovelha, começa, hoje, lençóis, paulista.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo