Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente promove visitas à Nascente Modelo
27/09/2018 13h35

Meio Ambiente promove visitas à Nascente Modelo

Objetivo principal da ação é conscientizar alunos e população em geral sobre importância da preservação das nascentes

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) promoveu nesta quinta-feira, 27, visitas à Nascente Municipal Modelo, em que os participantes puderam ter contato direto com a mata ciliar urbana do Córrego da Prata, sendo este curso d'água um dos afluentes diretos do Rio Lençóis.

O primeiro grupo a visitar a nascente modelo foi de alunos do 5º ano B da EMEF "Edwaldo Roque Bianchini" do bairro Cecap. As crianças foram acompanhadas pela Professora Ana Carmem Tavares R. Costa e pela agente escolar e educadora ambiental, Eliana Paccola, que também é responsável pelo projeto "Educar para Preservar" desenvolvido na própria escola com os alunos.

O grupo plantou uma mangueira próximo a nascente. O segundo grupo envolveu a educação ambiental não formal, com a comunidade, ou seja, um grupo de 12 adultos que frequentam aulas de Lian Gong do Professor Marcos Venditte no Centro da Melhor Idade da Cecap. O grupo foi guiado pelo educador ambiental e interlocutor, Helton Damacena que explanou a importância da proteção das nascentes. Os visitantes ainda plantaram uma árvore nativa da espécie Ingá do brejo, que favorece áreas úmidas e restauração de nascentes.

A Nascente Municipal Modelo está localiza na APP (Área de Preservação Permanente) na mata ciliar do Córrego da Prata, às margens da Rua Ana Maria Machado, no bairro Cecap, sendo um ponto de visitação pública, e é mais uma ação proposta pela diretiva "Gestão das Águas" do Programa Município Verde Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que envolve os 645 municípios paulista para a gestão ambiental.