Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ações na área de Meio Ambiente mobilizam alunos e comunidade durante o mês de junho
03/06/2011 19h01

Uma série de ações que incluem visitas técnicas, plantio de mudas, mutirão de limpeza e passeio ciclístico marcam o mês do Meio Ambiente em Lençóis Paulista. Nesta semana, alunos dos quartos anos das escolas da Rede Municipal de Ensino visitaram as instalações da Usina de Reciclagem (foto ao lado). “A visita técnica é uma oportunidade para que os alunos conheçam o processo de separação do lixo e a preparação do material reciclável que será comercializado”, completa o servidor Helton Damacena de Souza, responsável pela coordenação das atividades. Diariamente são produzidas, em média, 30 toneladas de lixo no município.

Já o Projeto Recicle seus Hábitos será realizado até o final do mês nos bairros Maria Luiza, Nova Lençóis e Cecap. A ação conta com a participação de voluntários da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente que leva aos moradores dessas comunidades, informações sobre as ações e práticas da área de Meio Ambiente.

Os mutirões de limpeza também integram a programação de junho preparada pela Prefeitura. Crianças das escolas são convidadas para conhecer o bairro onde a escola está localizada. “Fazemos um levantamento para avaliar a situação ambiental do bairro. As crianças recebem orientações acerca da coleta de lixo e a importância da preservação”, completa Helton.

Alunos das escolas municipais também participam, nos dias 20 ,21,28 e 29 de junho, do plantio de 150 mudas para recomposição da mata ciliar no Parque do Povo. As crianças também vão conhecer as instalações do Horto Municipal instalado no local.

Já os alunos da escola Nélson Bróllo e Lina Bosi Canova vão conhecer, nos dias 17 e 22 de junho, o Espaço Experimental de Bauru do projeto “Criança Ecológica” da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que integra a diretiva de educação ambiental no programa Município Verde Azul.

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente planeja para o final do mês, a 2ª edição do Fórum Municipal do Meio Ambiente. A programação deve ser fechada até o início da 2ª quinzena de junho.

Além das ações junto a comunidade e escolas, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente está desenvolvendo o Projeto Servidor Sustentável, por meio do Programa A3P – Agenda Ambiental Pública do Ministério do Meio Ambiente. As ações incluem coleta de pilhas e baterias, implantação da coleta seletiva de papel, plástico e da coleta de óleo usado.