Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Arborização é foco das ações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para setembro
17/09/2018 07h39

Mudas estão disponíveis para doação no Viveiro Municipal

O mês de setembro é muito importante para as questões ambientais, pois é voltado para celebração do Dia da Árvore (21) e dedicado à mata ciliar. Como forma de promover o envolvimento da população lençoense com a questão da arborização, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente por meio de ações do Viveiro Municipal “João Romano”, também conhecido como “Espaço Muda”, está realizando a doação de mudas para arborização urbana (plantio em calçamento), recomposição de área ciliar, ações de reflorestamento e proteção de nascentes.

Para a arborização urbana é doada uma muda por imóvel ou lote, já nas ações de recuperação de mata ciliar e reflorestamento para preservação de nascentes são doadas até 10 mudas nativas por proprietário. Os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para receber a autorização e retirar as mudas no viveiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 12h30 às 17h. O Viveiro Municipal está localizado no final do Parque do Povo, na Avenida Marino de Santis, 820, Jardim Itamarati.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também desenvolve além das doações, o programa “Semente, Promessa de Vida”, através de uma troca com quem adquire mudas no Viveiro Municipal e quer realizar doações de sementes para o espaço para que sejam preparadas, cultivadas, germinadas e venham a se tornar novas mudas para doação. Uma série de ações educativas estão programadas para este mês com escolas e comunidade, desde visita à nascente municipal modelo, plantio de árvores em escolas, implantação de pomares comunitários, entre outras.

Guia de arborização urbana e banco de dados ambiental

Em atendimento aos critérios do Programa Município Verde Azul, ciclo 2018, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente criou e disponibiliza aos usuários do site oficial da Prefeitura dois materiais informativos e de utilidade pública, sendo o Guia de Arborização Urbana de Lençóis Paulista e um Banco de Dados Ambiental.

O Guia de Arborização abrange informações relevantes, como a importância das árvores para o meio urbano, legislação pertinente, menção à ABNT 16246-1 sobre o manejo da arborização, lista de espécies nativas e espécies utilizadas, escolha do local mais apropriado, preparo do berço para plantio, quem pode e como realizar o plantio, controle de pragas e doenças, importância da calçada ecológica e do espaço árvore, viveiro de mudas municipal e gestão ambiental participativa.

Já o banco de dados fornece informações relativas ao município com base nas dez diretivas do programa Município Verde Azul, sendo: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Esgoto Tratado, Arborização Urbana e Resíduos Sólidos.

O acesso aos documentos se faz pela aba “Planos Municipais” disponível no site da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista.