Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista alcança 98% de cobertura vacinal
31/08/2018 17h34

Lençóis Paulista alcança 98% de cobertura vacinal

Menina recebe dose da vacina contra poliomielite em Lençóis-Paulista

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista confirmou na tarde desta sexta-feira, 31, que a cidade atingiu 98% de cobertura do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Pólio e Sarampo. Depois de constatar a baixa adesão à vacina – até na quarta-feira, 22, a cobertura estava em 72% - a Secretaria realizou duas ações que permitiram obter esse bom resultado. Em decorrência disso, Lençóis Paulista não vai abrir as unidades de saúde neste sábado, como vão fazer outros municípios que ainda não conseguiram alcançar o índice previsto de cobertura vacinal.

O aumento considerável da cobertura da vacina nos últimos dias se deve a duas ações deflagradas pelas equipes de saúde do município. A primeira, que começou na quarta-feira 22, foi a busca ativa das crianças pelos Agentes Comunitários de Saúde que nos últimos dias passaram de casa em casa para verificar a carteira de vacinação e conscientizar pais e mães sobre a importância das vacinas. “Essa ação foi muito efetiva e provocou um aumento considerável na procura da vacina nos postos de saúde”, declarou Adriana Santana enfermeira do GVE.

A segunda ação foi a ampliação do horário de atendimento dos posto de saúde na última quarta-feira, 29, que ficaram abertos até as 21h, para permitir que pais e mães que trabalham até tarde levassem os filhos para tomar a vacina. Ao todo, 197 crianças foram vacinadas nesta ação.

“Claro que o trabalho continua, porque restam ainda algumas crianças que não foram vacinadas, mas já quero agradecer previamente todos os Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares, enfim, toda equipe da Secretaria de Saúde que se empenhou e foi responsável para que alcançássemos esse resultado que superou inclusive a meta definida pelo Ministério da Saúde”, finalizou o Secretário de Saúde, Ricardo Conti.

No caso de Lençóis Paulista, o público-alvo da campanha são 3.218 crianças maiores de 1 anos e menores de 5 anos. Ao todo, foram vacinadas 3.115 crianças. A Secretaria de Saúde informou ainda que restam ainda 103 crianças para receber a vacina e que o Conselho Tutelar será notificado dessa situação já que a vacinação é um direito da criança.