Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Bombeiros Civis vão fazer trabalho de conscientização de jovens sobre som alto e bebida
31/08/2018 14h26

Reunião entre Prefeitura, Polícia Militar e Bombeiros Civis para tratar de campanha de orientação de jovens

Um grupo inicial de 11 Bombeiros Civis de Lençóis Paulista vai realizar um trabalho voluntário de conscientização de jovens e adolescentes em relação a diversos temas como bebida ao volante, som alto, lixo jogado irregularmente, entre outros. O trabalho conta com o apoio da Prefeitura Municipal e também da Polícia Militar, que vai dar todo suporte e garantir a segurança para a realização desse trabalho. O objetivo da ação será entregar panfletos informativos sobre os direitos e deveres dos jovens nos principais locais de aglomeração desse público, como o Teatro Municipal, Parque do Povo, Avenida Padre Salústio Rodrigues Machado e outros. A primeira ação do grupo acontece neste sábado, 1º de setembro, a partir das 10h.

“Esse grupo procurou a Prefeitura no início desse ano e achei interessante a proposta. Será um trabalho voluntário, que vai conscientizar jovens da cidade para que possam se divertir com segurança e responsabilidade. O Governo Municipal entende que antes de qualquer ação de repressão é importante primeiro conversar e tentar convencer as pessoas de que, por exemplo, o som muito alto vai incomodar os moradores daquela região, que papéis, plásticos e garrafas devem ser jogados no lixo ou levados embora, que dirigir alcoolizado coloca em risco ele e também as outras pessoas. Por isso, agradeço de antemão esses bombeiros civis e digo que esse é um trabalho de suma importância”, declarou o prefeito Anderson Prado durante uma reunião que aconteceu na terça-feira, 28, na Câmara Municipal.

Diferente do Bombeiro Militar, que precisa prestar concurso para policial e depois passar por um curso intensivo de formação para atuar na segurança pública, o bombeiro civil precisa fazer um curso de qualificação numa escola credenciada para que depois possa ingressar no mercado de trabalho, para atuar em empresas e eventos privados. Durante esse curso, o bombeiro civil também é capacitado para combater incêndios e promover resgate e salvamento de pessoas em situação de risco. Dentro das empresas é função do bombeiro civil treinar e fiscalizar a atuação das brigadas de incêndio, vistoriar equipamentos de segurança e cuidar de atendimentos de primeiros socorros.

De acordo com o bombeiro civil Lucas Contente da Costa, um dos idealizadores do projeto, essa será apenas a primeira ação voluntária do grupo, que também pretende atuar em outras áreas. “Nós queremos ajudar as entidades e órgãos que necessitem de nossa ajuda, seja o Asilo, Apae, Hospital Nossa Senhora da Piedade. Claro que queremos atuar nas áreas para as quais temos formação, para podermos fazer um bom trabalho”, declarou. O projeto também conta com o apoio da Efocco Escola Técnica, que tem na sua grade de cursos profissionalizantes o de bombeiro civil.