Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Meio Ambiente realiza Educação Ambiental nos Cra's
22/08/2018 15h35

Secretaria de Meio Ambiente realiza Educação Ambiental nos Cra's

O educador ambiental Helton Damacena explicou sobre animais ameaçados de extinção

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Assistência e Promoção Social realiza durante esta semana, palestras voltadas para temas importantes de Educação Ambiental nos CRA's (Centros de Referência e Assistência Social), na região do Centro e nos bairros Cecap e Júlio Ferrari.

Na terça-feira, dia 21 de agosto, no CRA's do Centro o tema abordado foi “A importância e necessidade da salvaguarda da biodiversidade”, e foram apresentados conceitos que visam as medidas de proteção da flora e fauna silvestres da região e nacional, medidas de proteção com o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros aos animais em situação de risco em nosso município. Esses são encaminhados para áreas de soltura ou empreendimentos de fauna e CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisas em Animais Silvestres), da Unesp de Botucatu. Também foram abordadas a questão do tráfico de animais e maus tratos, infrações ambientais e penalidades de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.

Na quarta-feira, dia 22 de agosto, no CRA's da Cecap foi apresentado o tema “Foco em queimada urbana”, com explanação dos riscos e danos causados por essa prática irregular ao meio ambiente, qualidade de vida e saúde da população urbana. A queimada urbana também é uma infração prevista na Lei Municipal nº 2911/2001 e Decreto nº 314/2014.

Já na quinta-feira, dia 23 de agosto, para o CRA's do bairro Júlio Ferrari foi programado trabalho junto aos munícipes da comunidade sobre a “Gestão participativa”, com reunião do grupo para palestra e apresentação de medidas gerais de participação social na gestão do meio ambiente, e participação do grupo na implantação de um “Espaço Árvore” no calçamento do prédio público.

O palestrante é o educador ambiental e interlocutor do Programa Município Verde Azul (PMVA), Helton Damacena, servidor público municipal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Damacena destacou o apoio da Secretaria de Assistência Social para atingir diversos públicos (educação ambiental não formal), além do público escolar (educação ambiental formal), bem como os temas relativos às diretivas Biodiversidade, Qualidade do Ar e Arborização Urbana do Programa Município Verde Azul.