Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura de Lençóis Paulista conta com o Portal da Transparência em seu web site
30/05/2011 15h02

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Diretoria de Finanças, acaba de disponibilizar em seu web site o Portal da Transparência e através dele a população poderá ter acesso, em tempo real, a informações da administração municipal quanto a receita, despesas, recursos humanos, restos a pagar e convênios.

O Portal da Transparência é uma determinação proposta pelo governo Federal de acordo com a Lei Complementar 131 de 27 de maio de 2009, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e disponibilizar, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Ainda de acordo com a Lei, os municípios de 50 a 100 mil habitantes, Estados e União tem até o dia 27 de maio de 2011 para disponibilizar estas informações em seus web sites

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista contratou uma empresa para desenvolver uma ferramenta que pudesse alimentar o Portal da Transparência. O link (www.lencoispaulista.sp.gov.br/transparencia) pode ser acessado através do site da Prefeitura, por meio de um ícone no lado direito da página principal. Podem ser consultados dados da Prefeitura, Instituto de Previdência dos Serv idores Municipais, Serviço Autônomo de àgua e Esgoto e Centro Municipal de Formação Profissional.

Ao entrar no Portal da Transparência, o usuário poderá ter acesso a diversas informações da administração pública e saber como o dinheiro público é aplicado. Por meio de uma série de filtros é possível, por exemplo, conhecer as despesas realizadas em um determinado mês e ainda consultar a despesa por fornecedor (Nome Fantasia) ou diretoria. Em RH constam, os nomes, cargos e funções de todos os servidores municipais. As receitas também podem ser visualizadas mês a mês. Em Restos a Pagar as informações podem ser visualizadas por setor e por fornecedores. E por fim, em Convênios, o internauta tem acesso ao cedente ou concessor do benefício, e com mais um clique, pode saber onde a verba foi aplicada. O internauta tem ainda a sua disposição gráficos que ilustram as informações solicitadas.

Para Júlio Gonçalves, Diretor de Finanças, “o objetivo do Portal da Transparência é mostrar a lisura nos processos realizados pela Prefeitura e oferecer ao cidadão o acesso a informações que são de seu interesse, uma vez que o dinheiro dele que está sendo investido em obras, benfeituras e infraestrutura para a cidade”.

As informações que constam no Portal da Transparência são atualizadas diariamente. Desta forma, o cidadão tem acesso a dados que foram contabilizados ou efetivados no dia anterior.