Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Edição 2018 do Projeto “Era Uma Vez... Brasil” divulga nomes dos alunos que farão intercâmbio em Portugal em novembro
17/08/2018 08h29

Edição 2018 do Projeto “Era Uma Vez... Brasil” divulga nomes dos alunos que farão intercâmbio em Portugal em novembro

Vencedores da edição 2018 do projeto “Era Uma Vez...Brasil”

Assim como em 2017, a emoção tomou conta da cidade de Lençóis Paulista e do Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti” na noite da última segunda-feira, 13 de agosto. Após passarem pelas fases preliminares, com 100 alunos na etapa CAMPUS, foram conhecidos os 22 estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental II - e os três professores - selecionados do Projeto “Era Uma Vez Brasil”, criado pela Origem Produções e com patrocínio do Grupo Lwart, por meio da Lei Rouanet, que irão viajar para Lisboa (Portugal), no mês de novembro, em um intercâmbio cultural para percorrer o trajeto da Coroa Portuguesa antes da chegada ao Brasil. O escritor Laurentino Gomes, autor do livro “1808”, também acompanhará os alunos.

Durante o evento, foram lançados o livro de Histórias em Quadrinhos “Uma Proposta a D. João” e os curtas-metragens de autoria dos participantes do projeto, que serão divulgados também durante a viagem nas escolas e locais visitados. Além disso, as cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas pelos participantes do projeto em todo o país integrarão o livro Era uma vez... Brasil, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Estiveram presentes diversas autoridades e representantes locais, como os Prefeitos de Lençóis Paulista e Macatuba, Anderson Prado e Marcos Olivatto; os Secretários de Educação e Cultura de Lençóis Paulista, Railson Rodrigues e Marcelo Maganha; a diretora da Origem Produções, Marici Vila; a Gerente de RH e Comunicação do Grupo Lwart, Laura Câmara e Pedro Padovini, da Diretoria de Ensino de Bauru. Mas, sem dúvida, o momento mais aguardado da noite foi o anúncio dos nomes dos 22 alunos selecionados.

Em Lençóis Paulista, foram selecionados os seguintes alunos: da EMEF Profa. Lina B. Canova: Alice Campos Fernandes e Durval Sebastião Moreli; da EE. Profa. Leonina Coneglian: Ana Flávia Paludetto Pereira e Leonardo Giacomini Sargi; da EMEF Guiomar Borcat: Alexcia Maria da Silva, Isadora Ferraz da Silva, Isabela Ferraz da Silva, Samuel Henrique Alves da Silva e Yasmin de Oliveira; da EMEF Profa. Idalina de Barros: Fernando Leme da Silva, Giovanna Rodrigues de Souza, Laís Gabrielly Cardoso, Agatha de Oliveira Lopes e Karen Cristina Rocha.

Em Macatuba, na EE. Fernando Valezi, foram selecionados os alunos: Andrew Rocha da Silva, Laura Martins Nogueira, Damião Bispo Soares Quadrado e Ana Eliza dos Santos Spinelli; na EE Dr. Osmar F. Da Conceição: Rhian Ananias Azevedo e Eduardo Pires Marcondes; na EE Dr. Paulo Zillo: Eloisa Regina Guise Bonalume e na EE. Profa. Fanny Maciel: Vitória Maria Ruiz.

Já os docentes que poderão acompanhar os alunos nessa experiência são: de Lençóis Paulista, Caio Rodrigues Eulálio, que leciona na EMEF Guiomar Borcat e Laura Oliveira Castro, dos colégios EMEF Profa. Lina B. Canova e EE Rubens Pietraroia; e de Macatuba, Ivone Galassi Cruzeiro, da EE Dr. Osmar F. Da Conceição.

Em 2018, participaram do Projeto “Era Uma Vez...Brasil” 10 cidades e mais de 97 escolas públicas de três Estados brasileiros: Bahia, Pernambuco e São Paulo. No total, foram mais de 10 mil inscritos. Além de estimular os jovens a compreender a história do País e refletir sobre o cenário atual, a iniciativa contribui para despertar o lado crítico dos adolescentes, para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, aplicando a visão sobre os acontecimentos atuais, baseado no olhar histórico.

“Acreditamos muito que a educação e a cultura podem revolucionar o futuro destes jovens. O projeto propiciou a eles a oportunidade de interagir com diversas linguagens de comunicação e, com certeza, o intercâmbio fará com que eles enxerguem a história com outros olhos”, ressalta Marici Vila, diretora da Origem Produções.

A edição 2018 foi lançada em Lençóis Paulista no dia 10 de abril, em evento realizado no Espaço Cultural Cidade do Livro. Desde então, já ofereceu cursos e atividades para cerca de 500 alunos e professores da cidade e também do município vizinho de Macatuba.

Para Laura Camara, Gerente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa do Grupo Lwart, “ter patrocinado o projeto novamente, via Lei de Incentivo Fiscal, significa muito para nós, pois estamos contribuindo para a formação de cidadãos, por meio de uma experiência que ficará para sempre na vida destes jovens, professores e familiares. Conhecendo o passado, eles compreendem o presente e constróem um futuro melhor. O Projeto ‘Era Uma Vez...Brasil’ traz muito valor histórico e realmente faz a diferença na vida das pessoas”, completa.

Sobre a Origem Produções

A Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social.

Fundada em 2007, a empresa desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Sobre o Grupo Lwart

Fundado em 1975, o grupo industrial 100% brasileiro sediado em Lençóis Paulista (SP), tem sua história marcada pelo empreendedorismo e investimento contínuo.

As empresas, Lwart Lubrificantes, líder na América Latina em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, e Lwarcel Celulose, que produz celulose de eucalipto branqueada para o mercado nacional e internacional, empregam aproximadamente 1,9 mil colaboradores próprios e terceiros.

O Grupo Lwart investe na expansão de seus negócios com base nos seus valores e modernos princípios de governança corporativa. Para a empresa, sustentabilidade é fazer hoje cuidando do futuro e envolve a preservação do meio ambiente, a construção de relacionamentos duradouros e a contribuição para desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente. Para saber mais sobre o Grupo Lwart, acesse: www.lwart.com.br.

 

notícias relacionadas

Tags: edição, , projeto, era, vez, brasil, divulga, nomes, alunos, farão, intercâmbio, portugal, novembro.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo