Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Campanha reforça importância do aleitamento materno
10/08/2018 12h05

Campanha reforça importância do aleitamento materno

Segundo OMS, amamentação tem que ocorrer até os dois anos de idade e, de forma exclusiva, até os seis meses

Desde o início do ano, as unidades de saúde veem realizando em suas comunidades, o trabalho de conscientização para doação de leite materno ao Banco de Leite Humano da Unesp Botucatu. Para viabilizar a ação e aumentar o número de doadoras, a Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista inicia neste mês a coleta em domicílio do leite materno. A iniciativa faz parte das ações do Agosto Dourado, mês dedicado a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Atualmente, as mamães que querem doar seu leite, precisam realizar a coleta em suas residências e levar o leite coletado até uma unidade de saúde, o que dificulta a maior adesão ao programa.

A partir de agora, basta que a mãe manifeste na unidade de saúde próxima a sua casa o interesse em doar, que uma equipe da Secretaria de Saúde vai até a sua residência entregar material necessário para coleta e depois retira o leite coletado no domicílio. O kit fornecido pela Unesp é composto por caixa de isopor, frasco estéril, máscaras e guia de orientações de como realizar a extração do leite e seu armazenamento. Segundo dados da secretaria, apenas 3 mulheres estão realizando a doação de leite materno no município neste momento.

“Como parte das ações do Agosto Dourado, além da divulgação nas unidades de saúde e também na mídia sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, estamos lançando esse serviço de coleta no domicílio das mulheres que quiserem participar dessa importante campanha. Nós esperamos, com isso, sensibilizar as mamães sobre a importância da doação. Outra ação inédita que vamos realizar é o Dia do Mamaço, um evento que já acontece em outras cidades e que visa acabar com o preconceito que ainda existe em relação a amamentação”, afirmou Ricardo Conti, Secretário de Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância do leite materno para o bebê e preconiza que ele deve ser oferecido para a criança até os seis meses, de forma exclusiva, e junto com outros alimentos até os dois anos de idade. Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Entre as principais dificuldades para a amamentação exclusiva, atualmente, estão o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade e qualidade de leite produzido, introdução precoce de leite artificial, falta de apoio da família e retorno ao trabalho. Por estes motivos, a campanha é um importante instrumento para sensibilizar a sociedade quanto aos benefícios do leite materno no desenvolvimento saudável da criança. Segundo OMS e UNICEF, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

AÇÕES

Em Lençóis Paulita, a Secretaria de Saúde preparou diversas ações para o Agosto Dourado. Desde o início do mês, as unidades de saúde estão realizando orientações com grávidas e lactantes que passam por acompanhamento mensal nas unidades. Os agentes comunitários também foram orientados para aborda o assunto nas casas onde existem mulheres que acabaram de ganhar bebê. A secretária em parceria com o Projeto AMARmentar, será realizado também uma abordagem nos semáforos com faixa e entrega de folder informativo para conscientizar as pessoas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os dois anos de idade e exclusivo até os seis meses.

Outra ação programada que merece destaque é o Dia do Mamaço, que será realizado pela primeira vez em Lençóis Paulista. O evento vai acontecer no dia 25 de agosto, das 10h às 12h, na Concha Acústica e todas as mamães que estão amamentado e gestantes estão convidadas para participar. O Dia do Mamaço, além da amamentação coletiva, vai oferecer palestras com diversos profissionais da saúde, a Yoga com o Bebê, uma aula que visa aumentar ainda mais vínculo entre mãe e filho e também sorteio de brindes para as crianças e também para as mamães. “Apesar de ser um evento voltado para as mamães, convidamos também os papais, vovós, e todos que quiserem participar, porque a todos precisam conhecer e estar cientes dos benefícios da amentação para as crianças e também para toda sociedade”, finaliza o secretário de Saúde.