Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretário de Botucatu visita usina de processamento de entulhos em Lençóis
07/08/2018 16h58

Secretário de Botucatu visita usina de processamento de entulhos em Lençóis

Secretário de Meio Ambiente de Lençóis Paulista acompanhou a visita dos botucatuenses

No dia 20 de julho, o Secretário de Meio Ambiente de Botucatu, Márcio Piedade Vieira, e o interlocutor do Programa Município Verde Azul, Leonardo Fulgueral, visitaram a usina de processamento de entulhos ou Resíduos de Construção Civil (RCC) em Lençóis Paulista. A visita foi em busca de subsídios para que possam implantar em Botucatu, já que possuem o maquinário pronto para entrar em operação.

Em Lençóis Paulista, atualmente 4 servidores realizam o trabalho de triagem e separação dos resíduos que chegam a usina, transportados por empresas especializadas na coleta de entulho. Outro servidor é responsável pela área administrativa.

O material têm como origem as construções e demolições no município. Após a triagem, os entulhos da Classe A (concreto, material cerâmico e argamassa) são transportados para um britador que realiza a trituração. O produto final é reaproveitado na recuperação de estradas rurais em substituição ao cascalho e à piçarra, que são extraídos de jazidas naturais.

Na usina de Lençóis Paulista, mensalmente são encaminhadas média de 700 caçambas com entulhos para processamento, sendo que até 50%, ou mais, desse material pode ser recuperado e reciclado. Além desse trabalho de reutilização dos resíduos de construção, na usina local também é recuperada grande quantidade de materiais recicláveis, como madeira, papel, plástico e sucata de ferro, o que colabora para incrementar a renda da Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista (Cooprelp).

A população pode colaborar com esse trabalho destinando nas caçambas somente resíduos da construção civil. O descarte irregular de lixo doméstico nas caçambas compromete o trabalho de reciclagem e de reutilização do entulho.

O secretário de Meio Ambiente de Lençóis Paulista, Claudemir Rocha Mio (Tupã), o interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena, e o coordenador da usina de entulho, Reinaldo Jaime, acompanharam os botucatuenses na visita à usina de processamento de entulhos.