Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Meio Ambiente promove palestra em empresa local
06/08/2018 16h15

Secretaria de Meio Ambiente promove palestra em empresa local

No dia 26 de julho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) por meio do educador ambiental Helton Damacena realizou palestras com a temática “Gestão Ambiental Pública e Participativa” para cerca de 60 funcionários da empresa Thomriss - embalagens plásticas.

Durante a apresentação, os participantes puderam conhecer melhor a gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que envolve diretamente a participação e colaboração dos munícipes. No início foram passados conceitos sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e sobre o Programa Município Verde Azul, com suas dez diretivas e metas.

De acordo com o educador da Secretaria de Meio Ambiente, de forma específica os participantes conheceram sobre “Resíduos Sólidos” com o sistema municipal de coleta de lixo, o trabalho e a importância da coleta seletiva, feitas nas residências e entregues à Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e Adefilp. Essas entidades juntas compõem o Programa “Cidade Limpa e Solidária”, bem como a logística reversa de resíduos, de acordo com o decreto Executivo nº 141/2018 emitida pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), e destinação de rejeitos no aterro municipal.

O tema “Arborização Urbana” também foi explanado desde a legislação vigente às espécies mais comuns encontradas em calçamentos e áreas verdes de Lençóis Paulista, implantação de pomares comunitários, importância da gestão participativa para a arborização em Lençóis Paulista, trabalho do viveiro de mudas municipal e disponibilização de mudas para a população, entre outros aspectos relevantes.

Outros temas foram expostos, como os serviços realizados diariamente por equipes de trabalho da SAMA, como varrição, limpeza pública e conservação, jardinagem, coleta de resíduos, administração do cemitério municipal, varejão municipal, fiscalização ambiental, educação ambiental e elaboração de projetos, entre outros. Os serviços realizados frente às diretivas do Programa Município Verde Azul também foram destacados (município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos).

A palestra foi abrangente e pode ser aplicada a qualquer público, sendo que as informações são de utilidade pública e conduzem para melhor qualidade de vida da população.