Grupo de alunos e professores de Lençóis vence concurso nacional sobre biodiversidade
A proposta de um jogo interativo online cujo desafio é recuperar a Mata Atlântica rendeu uma premiação nacional a um grupo de Lençóis Paulista, formado por três ex-alunos e dois professores da Escola Estadual Virgílio Capoani. O grupo venceu, na categoria “escola pública”, o Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade: Refletir, Agir e Preservar!, lançado pela editora de livros didáticos Edições SM em 2010, o Ano Internacional da Biodiversidade. A classificação acaba de ser divulgada.
O concurso tinha como objetivo estimular o professor a criar estratégias de ensino com os alunos para trabalhar o tema biodiversidade. O grupo lençoense então teve a ideia de fazer um projeto utilizando a ferramenta dinâmica e interativa do jogo de RPG (Role-Playing Game) com enfoque na recuperação da Mata Atlântica.
O jogo de RPG é um jogo de representação de papéis, com regras determinadas. É um jogo de cooperação, por meio do qual os jogadores não jogam uns “contra” os outros, mas sim uns “com” os outros. “No nosso jogo, os alunos vão ter o cenário de uma mata totalmente devastada, que foi alterada. Eles vão ter bancos de dados e fazer papéis de agrônomos e biólogos, por exemplo, para poder recuperar essa mata”, explica a professora de química Sabrina Amoedo dos Santos, que também é assistente técnico pedagógico de Ciências na Diretoria Municipal de Educação. Ela é coordenadora do projeto juntamente com o professor de biologia Gabriel Langoni Júnior, doutor na área de Ciências Biológicas, e os ex-alunos Flávia de Oliveira, Lisandra de Oliveira e Vinícius Mateus da Cunha, que no ano passado cursaram o 3º ano do Ensino Médio.
“É um jogo interativo por meio do qual os alunos precisam saber conceitos da biologia, química, geografia, que chamamos de ciclos biogeoquímicos. Com base nessas informações, eles passam de fases e recuperam a mata”, continua Sabrina sobre o projeto, que ganhou o nome de “Simulação dos Impactos Ambientais através da Utilização de Jogos Eletrônicos”.
Segundo o professor Gabriel, vencer o concurso é uma conquista muito importante e significativa para o grupo e para a escola. “Trata-se de um concurso nacional e muitas vezes a escola pública é vista com descrédito pela sociedade. Muitas vezes nos esquecemos que existem profissionais comprometidos com a qualidade do ensino, assim como bons alunos que querem aprender. Esse resultado é um exemplo disso”, diz.
Os projetos inscritos passaram pela avaliação de uma banca de especialistas em biodiversidade e representantes da editora SM. A expectativa do grupo lençoense é ver no futuro a continuidade desse projeto, com a viabilização do software e sua aplicação nas escolas.
Prêmio
A premiação do concurso dá direito ao grupo a uma viagem de estudos, ainda a ser definida. E a escola Virgílio Capoani também será contemplada com kits interativos e coleções de livros com o tema biodiversidade.
* Na foto, os professores e alunos responsáveis pelo projeto
notícias relacionadas
- 03/04/2024 - Conservação da biodiversidade é tema de palestra ambiental
- 23/06/2023 - Resgate de animais silvestres é medida de conservação da biodiversidade
- 31/05/2022 - Meio Ambiente promove ações educativas pela Biodiversidade
- 19/07/2021 - Ação reforça proteção à biodiversidade
- 21/05/2021 - Salvaguarda da Biodiversidade é tema de palestra ambiental
- 03/08/2020 - Biodiversidade propõe ação de proteção à fauna silvestre
- 30/06/2020 - Conselho Ambiental e Biodiversidade no Programa Município Verde Azul
- 04/03/2020 - Salvaguarda da biodiversidade é tema de educação ambiental