Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde vai realizar 200 cirurgias de catarata
30/07/2018 14h34

Saúde vai realizar 200 cirurgias de catarata

Prefeitura vai realizar 200 cirurgias de catarata e 2 mil exames oftalmológicos por meio do programa Fila Zero

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista anunciou mais uma etapa do programa Fila Zero, que tem por objetivo eliminar as filas para consultas, exames e procedimentos cirúrgicos do município. O secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, afirmou que nesta etapa serão realizadas mais 200 cirurgias de catarata e também 2 mil exames oftalmológicos.

“A demanda por cirurgias é constante, mas com o programa Fila Zero queremos eliminar esse passivo na saúde, que são as pessoas que estão esperando há muito tempo por um procedimento, e depois manter a fila zerada ou num patamar aceitável. Não podemos admitir que uma pessoa espere dois ou três anos para fazer uma simples cirurgia de catarata”, declarou secretário.

Essa é a segunda vez que as cirurgias de catarata são incluídas no programa do Fila Zero. “Nós já havíamos realizado 100 cirurgias de catarata, mas como o número não foi suficiente para atender a todos, agora estamos iniciando uma nova etapa ofertando mais duzentas cirurgias. Além disso, vamos realizar também 2 mil exames gerais na área oftalmologia e zerar essa demanda”, completou.

A etapa do projeto conta mais uma vez com a parceria com o Hospital Nossa Senhora da Piedade, através da Clínica de Olhos da entidade, que agora funciona em novo endereço, situado na Rua Edy Eurípedes Coneglian, 65. Todos os pacientes que aguardam na fila da cirurgia serão chamados para exames prévios e atendimento do médico neste local. A cirurgia será então marcada e realizada no Centro Cirúrgico do HNSP.

A inclusão das cirurgias de catarata no programa Fila Zero foi um pedido do vereador Nardeli da Silva ao prefeito Anderson Prado, que diante da evidente necessidade, resolveu incluir essa área entre as prioridades do programa. “Sabemos do trabalho feito pelo vereador Nardeli da Silva em relação a saúde de um modo geral e, particularmente, dos pacientes que precisam de cirurgia de catarata. Resolvemos atender essa demanda, porque ela realmente é uma questão de saúde pública. Ao devolver a visão para essas pessoas, principalmente idosos, estamos garantindo não só qualidade de vida para eles, mas também evitando acidentes causados pela falta de visão, como tombos e atropelamentos, que acabam chegando ao nosso sistema de saúde”, declarou Prado.

FILA ZERO EM DADOS

Depois que for concluída mais essa etapa do Fila Zero, o que deve levar cerca de 4 meses, o programa lançado no início da gestão do prefeito Anderson Prado terá atendido mais de 5 mil pessoas em Lençóis Paulista. Confira abaixo, os dados por área:

- 100 Cirurgias Gerais

- 100 Cirurgias de Catarata (primeira etapa)

- 2.000 Exames de Ultrassom

- 600 Exames de Endoscopia e Colonoscopia

- 200 Cirurgias de Catarata (segunda etapa)

- 2.000 Exames oftalmológicos