Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Mulheres participam do curso de assentador de pisos e azulejos ministrado pelo Centro Municipal de Formação Profissional
06/07/2018 12h18

O professor do curso diz que as mulheres são caprichosas e muito dedicadas

A segunda turma de 10 alunos do curso de assentador de pisos e azulejos, que é ministrado pelo Centro Municipal de Formação Profissional prefeito Ideval Paccola (CMFP), conta com quatro mulheres, o que tem chamado a atenção das pessoas. A primeira turma, formada no bimestre passado, foi composta apenas por homens.

O curso de assentador de pisos e azulejos veio para Lençóis Paulista através do Fundo de Solidariedade, que é presidido pela vice prefeita Cíntia Duarte. Todo material utilizado para o ensino, EPis, a sala de aula e parte das ferramentas foram doadas pelo governo estadual. Porém, o CMFP completou o equipamento necessário. Parte do material foi adquirido através da Secretaria da Saúde do Município. As aulas práticas estão sendo ministradas em prédio ao lado da Unidade de Saúde da Vila Ubirama, onde em breve funcionará a Clínica de Castração de cães, ligada a Secretaria de Saúde.

O curso de assentador de pisos e azulejos terá quatro turmas de 10 alunos cada até o final de 2018, com carga de 60 horas cada. A formatura da turma atual será no dia 12 de julho, com a entrega dos certificados. As aulas são ministradas as terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, pelo professor Severino Gonçalves de Lima, um voluntário do Centro Municipal e que também dá o curso de alvenaria. Para ensinar a assentar pisos e azulejos o professor Severino recebe uma ajuda de custo do Fundo Social de Solidariedade do Estado.

A turma atual é composta por Walto de Souza, José Felizardo da Silva, Francisco da Silva Paulo, Wiverson Rodrigues, Kelvim da Silva, Márcio Aparecido e as quatro mulheres: Maira Hendi, Márcia Aparecida Costa Fusco, Andréia de Lima e Lucélia Batista Duda. Bruna Rafaela Rosa, que é formada em edificações e faz curso de alvenaria acompanha o curso de pisos e azulejos, e pretende ingressar no curso de marcenaria e carpintaria, já que trabalha com projetos. Bruna tem o curso técnico pela ETEC Cidade do Livro.

A participação das mulheres no curso de assentador de pisos e azulejos desperta muita curiosidade, por isso o professor Severino se antecipa para dizer que elas, alunas, “são muito detalhistas, diria perfeccionistas, e por isso o resultado é dos melhores. Captam bem as instruções e não têm preguiça em questionar quando bate a dúvida”.

A maioria delas diz que soube do curso através do site do CMFP, ou quando participava de outro curso no Centro Municipal. Questionadas se gostariam de seguir a carreira, elas disseram que pretendem primeiro realizar as obras necessárias na própria casa, mas não descartam investir na carreira. Mas a maioria pretende continuar na escola participando de cursos em outras áreas.

Sobre a participação das mulheres no curso de assentador de pisos e azulejos, a diretora do CMFP, Priscila Orsi Moretto Boarato afirma: “Elas não têm preguiça e “garram” no trabalho com muita disposição. Trabalham durante o dia e ainda encontram força para estudar e aprender uma nova profissão à noite”.

A vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Cíntia Duarte, se mostra muito feliz pela procura ao curso e, sobretudo, pela participação das mulheres: “num mercado de trabalho cada vez mais concorrido e competitivo, ter uma nova formação muitas vezes é a oportunidade que as pessoas têm de voltar ao mercado de trabalho e muitas dessas mulheres enxergaram na construção civil essa oportunidade. Eu fiquei muito feliz em saber que tínhamos mulheres nessa nova turma. Isso mostra que homens e mulheres podem sim cada vez mais desempenhar diversos papéis dentro do mercado de trabalho e, com certeza, logo teremos boas notícias dos nossos alunos”.