Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da EMEI Áurea Damasceno participam de Educação Ambiental
05/07/2018 15h21

Alunos da EMEI Áurea Damasceno participam de Educação Ambiental

Desenvolvendo ações vinculadas ao Programa Municipal de Educação Ambiental, estabelecido pela Lei Municipal nº 4989/2017, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu junto aos alunos da EMEI “Áurea Damasceno Bernardes”, períodos manhã e tarde, atividades sobre o Programa “Cidade Limpa e Solidária”.

Inicialmente, o diálogo com as crianças envolveu a apresentação do Programa Município Verde Azul e suas dez diretivas (Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos), sempre de forma lúdica e apropriada para o conhecimento das crianças.

Em seguida as crianças participaram de uma dinâmica e puderam conhecer melhor o trabalho voltado para a coleta seletiva de materiais recicláveis em Lençóis Paulista; a atuação da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem) e da Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista). Cooprelp e Adefilp atuam oficialmente para a reciclagem em nosso município em parceria com a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, que fornece apoio de estrutura e logística.

As crianças foram envolvidas em um contexto sobre o impacto do lixo gerado diariamente e a responsabilidade de cada cidadão frente a esta problemática, principalmente aos danos em relação a Bacia do Rio Lençóis e ao prejuízo para a flora, fauna e a biodiversidade.

Enfim, todos compreenderam que cada um deve ser responsável pelos cuidados com o lixo que é gerado na residência, e a importância da separação de materiais para aplicar a redução, reutilização e reciclagem de papel, papelão, plásticos, vidros e metais, e assim evitar que fiquem dispostos irregularmente na natureza. No final todos receberam cartilha informativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para que possam levar o conhecimento aos pais, ou responsáveis.