Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Estudantes falam sobre bullyng a jovens do CRAS
20/05/2011 18h21

Estudantes falam sobre bullyng a jovens do CRAS

A campanha contra o bullyng realizada pela EMEF “Profª Idalina Canova de Barros” já ultrapassa as paredes da escola. Na última quarta-feira, dia 18, três alunos ministraram palestra sobre as consequências desse tipo de violência a adolescentes que participam de um grupo de convivência do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), no Centro de Lençóis Paulista. Cinquenta jovens ouviram a palestra, participaram de dinâmica e também se manifestaram sobre o tema.

Na escola Idalina, no Jardim Nova Lençóis, cartazes sobre o bullyng –umas das formas de violência que mais cresce no mundo- foram afixados em vários setores do prédio e, no mês de abril, sob a orientação da professora Sônia Pinheiro Machado, os alunos Giovani Abel, Heloísa Nascimento e João Saccoman, da 8ª B, apresentaram para os demais alunos os conceitos, consequências e principais ações necessárias para combater esse problema. Agora, essa mesma palestra foi levada aos adolescentes do CRAS.

“É um tema que já iríamos abordar dentro da nossa programação e quando entrei no site da Prefeitura e vi a notícia da campanha da escola Idalina, decidimos convidar os alunos para vir aqui no CRAS”, disse a assistente social Andressa Moreira Santana. “É uma iniciativa muito importante da escola e nada melhor que outros jovens da mesma faixa etária e linguagem do nosso grupo para falar sobre esse assunto”, aponta.

Os três alunos explicaram aos adolescentes do CRAS, por exemplo, que o termo bullyng é uma das formas de violência que mais cresce no mundo e que é usado para se referir a todas as atitudes agressivas que intimidam ou agridem outra pessoa. Explicaram que ao contrário do que muitos pensam, o bullyng não ocorre somente no âmbito escolar, mas sim em todos os contextos da sociedade, como na família, no local de trabalho, em casa, entre vizinhos. Esclareceram ainda que entre as formas de bullyng estão os apelidos pejorativos, que humilham a vítima, a qual tende a se isolar, a apresentar queda no rendimento escolar, doenças psicossomáticas e a sofrer algum tipo de trauma que influencie traços de sua personalidade.