Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Governador Márcio França inaugura novo Terminal Rodoviário de Lençóis Paulista
19/06/2018 17h52

Governador Márcio França inaugura novo Terminal Rodoviário de Lençóis Paulista

Governador Márcio França, prefeito Prado e autoridades descerram placa do novo Terminal Rodoviário Intermunicipal "Prefeito José Prado de Lima"

O governador do Estado de São Paulo, Márcio França, e o prefeito Anderson Prado de Lima inauguram nesta terça-feira, o novo Terminal Rodoviário Intermunicipal de Lençóis Paulista que receberá o nome do ex-prefeito José Prado de Lima. A obra custou R$ 2.825.726,21 e foi executada em parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, por meio de convênio com o DER (Departamento de Estradas e Rodagens). Desse total, R$ 1,5 milhão foi destinado pelo Governo Paulista e R$ 1.325.726,21 foi investido pela Prefeitura Municipal como contrapartida.

Em seu discurso, o prefeito destacou o empenho do governador para atender as demandas de Lençóis Paulista. “Deus conduziu São Paulo às mãos de um governador de experiência. Vereador, prefeito, deputado, secretário, vice-governador e, gloriosamente, governador deste estado glorioso, que é São Paulo. Cumprimento o senhor, governador, não só pelo advento da Univesp, que o senhor presenteou nossa cidade; não só pelo advento da Etecri, que o senhor presenteou esta cidade; não só pela inserção de Lençóis Paulista na plataforma do IPT, mas também pelos R$ 2 milhões liberados para recape. Quero aproveitar esse momento para agradecer por todos esses benefícios para nosso povo”, declarou.

Participaram da cerimônia também o secretário de Logística e Transportes, Mário Mondolfo, os deputados estaduais Fernando Cury e Celso Nascimento, e os prefeitos Célio de Oliveira (Penápolis), Rubens Esteves Roque (Óleo), Altair Francisco da Silva (Agudos), Antonio Carlos Vaca (Borebi), Ricardo Salaro Neto (São Manuel), Gustavo Martins Pícollo (Gavião Peixoto), Marcos Olivatto (Macatuba), David Pires Batista (Pratânia), o presidente da Câmara de Lençóis, Manoel dos Santos Silva, e Ailton Tipó Laurindo, líder do Governo na Casa de Leis, além de outras autoridades e lideranças politicas de Lençóis e região.

Márcio França destacou o empenho do prefeito de Lençóis para conseguir os recursos necessários para as obras. “É um prazer voltar aqui a Lençóis, dia de festa, dia de inauguração de uma obra tão grande. O Prado tem conseguido arrumar muito recurso porque é uma pessoa esforçada, tem uma equipe competente, uma equipe comprometida. Tem conseguido com apoio dos parlamentares da Câmara dos deputados, buscando recursos necessários. O governo de São Paulo tem garantido a todo mundo a oportunidade”, declarou. “Hoje estamos inaugurando aqui um lugar de muitos sonhos, de onde as pessoas vão e voltam… Portanto, é um lugar de despedidas e de chegadas. Do mesmo jeito, é um lugar de muitas emoções. E eu tenho estado muito aqui em Lençóis e quero agradecer pela receptividade sempre gentil de vocês, do Prado e de todos os vereadores, e dizer que eu sou muito grato pelo carinho que recebo de vocês”, completou França.

O novo Terminal Rodoviário está localizado em um terreno de 13.211 metros quadrados no cruzamento da Avenida Jácomo Nicolau Paccola com a Rua Alvino dos Santos, no Jardim das Nações, às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300).

O terminal tem uma área construída de 3.852,62 metros quadrados, totalmente coberta. Nesse local ficam a bilheteria, os sanitários feminino e masculino com vestiários, balcão de informações, prédio da área administrativa, três salas para instalação de lojas de conveniência, praça de alimentação com lanchonete, área de táxi com capacidade para até nove veículos, além de nove plataformas de embarque e desembarque de passageiros.

A obra do Terminal Rodoviário contempla ainda duas áreas de estacionamentos de carros e motos, uma de cada lado do terminal com capacidade para 60 veículos (30 carros e 30 motos). Defronte à Avenida Jácomo Nicolau Paccola foi construído também um Terminal Urbano de Passageiros com 8 vagas. O terminal fará a conexão entre o Terminal Urbano, no Centro de Lençóis, com o Terminal Rodoviário Intermunicipal Prefeito José Prado de Lima.

A obra também seguiu conceito de sustentabilidade ambiental e também de acessibilidade. Contempla sistema de captação de água de chuva que é armazenado em duas cisternas e depois bombeada para o sistema de irrigação dos canteiros e jardins. O sistema tem capacidade de armazenamento de 30 mil litros de água. A rodoviária também tem rampas para acesso de deficientes físicos e cadeirantes.

Tanto o terminal rodoviário quanto o entorno da obra receberam um projeto paisagístico com o plantio de mais de 8 mil mudas ornamentais, dentre elas a racena arbórea, furcraea, moréia, strelitzia, ixora midi. O projeto paisagístico contemplou ainda 130 palmeiras de diferentes variedades, 15 árvores de Jasmim e Manga, além do plantio de 7.500 metros quadrados de grama esmeralda. O projeto incluiu também um sistema de irrigação automático que vai utilizar a água das duas cisternas para irrigar os jardins, canteiros e também a rotatória "Therezinha Biral Capelari", que fica na frente do novo terminal.

A obra foi executada por várias empresas contratadas por meio de processos de licitação com início no ano de 2014, contemplando as obras de fundação e pilares e instalação da estrutura metálica. Em 2018, foram executadas as últimas etapas da obra que incluem o projeto da estrutura metálica, o sistema de irrigação e as obras de calçamento.