Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Salvaguarda da biodiversidade é tema de Educação Ambiental
18/06/2018 15h16

Salvaguarda da biodiversidade é tema de Educação Ambiental

Alunos do 4º ano C, da professora substituta Neusa Romanholi, escola Eliza Pereira de Barros

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), com apoio das Secretarias de Cultura e Educação realizou ação de Educação Ambiental na quinta-feira, 7 de junho, no Centro de Educação Ambiental – Espaço Cultural “Cidade do Livro”, com a temática “A Importância e Necessidade da Salvaguarda da Biodiversidade”.

O tema, explanado pelo educador ambiental Helton Damacena, propõe sensibilizar os participantes sobre as ações que são realizadas para a proteção e conservação da fauna silvestre, da flora e da biodiversidade, principalmente ações desenvolvidas em Lençóis Paulista. A ação também está relacionada como parte do calendário comemorativo de educação ambiental para junho, mês em que se celebra Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

Como base conceitual foram definidos os temas de biodiversidade, que se referem às diversas formas de vida existentes, sendo o Brasil um dos países com maior biodiversidade do planeta em seus biomas principais, sendo a Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampas com espécies características de vegetação e fauna (répteis, anfíbios, aves, mamíferos e peixes). As crianças conheceram diversas espécies da fauna e de árvores nativas. Por outro lado foram abordados os principais fatores que ameaçam a biodiversidade, como o desmatamento, queimadas, tráfico de animais, urbanização, e produção da agricultura e pecuária, que colocam em risco de extinção muitas espécies.

Também foi possível destacar a biodiversidade do Estado de São Paulo, sobretudo da região em que se encontra Lençóis Paulista, com destaque para a atuação da Base do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental na salvaguarda da fauna. O Corpo de Bombeiros de Lençóis Paulista somente resgata animais em situação de risco, e nessas ocorrências os munícipes devem acessar o número 193, ou então a Polícia Ambiental.

Ainda foram mostradas fotos de animais resgatados em nosso município e o seu devido encaminhamento, seja soltura em seu habitat, ou tratamento veterinário no CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens), CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos), ambos da Unesp de Botucatu, ou Centros de Empreendimentos de Fauna.

Ao final as crianças receberam informações do estagiário de biologia, Fernando Frezza. Além disso, elas desenvolveram ilustrações sobre tema exposto, produções irão compor o relatório da ação para o Programa Município Verde Azul - ciclo 2018.

A ação já ocorreu anteriormente com alunos da EMEF Esperança de Oliveira, e desta vez os alunos do 4o ano C na EMEF “Eliza Pereira de Barros”, com a Professora substituta Neusa Romanholi. A ação será replicada para outras turmas, ou outros públicos de interesse.