Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prado anuncia programa Cidade 10, canal de comunicação entre Prefeitura e população
15/06/2018 11h31

Prado, Cíntia, Tipó e Matheus durante anúncio do programa Cidade 10 - Divulgação/Assessoria de Imprensa

O prefeito Anderson Prado anunciou nesta sexta-feira, 15, o programa Cidade 10, um canal de comunicação direto entre a população e a Prefeitura Municipal. Por meio do Cidade 10, o cidadão poderá enviar para a Prefeitura, por meio do popular aplicativo de mensagens WhatsApp, sua reclamação em cinco áreas específicas: buracos em ruas e avenidas, mato alto, lixo jogado irregularmente, troca de lâmpadas queimadas e vazamentos em áreas públicas. A apresentação do programa à imprensa contou com a participação da vice-prefeita e chefe de gabinete, Cíntia Duarte, do secretário de Tecnologia da Informação, Matheus Guilhem Giacometti e do vereador e líder do Governo na Câmara, Ailton Tipó Laurindo.

“O objetivo do Cidade 10 é tornar o cidadão um parceiro da Prefeitura Municipal. Ao se deparar com um buraco na rua, mato alto, lixo jogado irregularmente, lâmpada queimada ou vazamento de água ou esgoto, a pessoa poderá tirar uma foto e enviar para o WhatsApp do Cidade 10 e ajudar a Prefeitura a resolver esse problema que afeta não só ela, mas todos que passam pelo local. Depois de enviar a reclamação e receber o protocolo, os setores da Prefeitura terão 10 dias úteis para resolver aquela demanda”, explicou o prefeito Anderson Prado.

Para enviar uma reclamação ao Cidade 10, o cidadão precisa cadastrar em seu celular o número do Cidade 10 que é o 3269 7010, da mesma forma que precisa fazer para conversar com outra pessoa pelo WhatsApp. Depois, basta entrar no aplicativo de mensagem, procurar na lista de contatos o Cidade 10 e mandar sua mensagem. Ao mandar a mensagem, o cidadão deverá mandar uma foto do problema e seu endereço ou localização GPS, que o próprio WhatsApp oferece.

Depois de abrir um chamado, sua reclamação será cadastrada num sistema interno, que foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação especialmente para o programa, e que vai distribuir a demanda para o setor responsável por verificar e solucionar o problema. Assim que enviar a mensagem, o cidadão receberá um número do protocolo e uma data para a resolução do problema. Com esse número em mãos, ele pode acessar o endereço www.lencoispaulista.sp.gov.br/cidade10 e verificar o andamento de sua solicitação.

“Inicialmente o serviço vai atender a estes cinco problemas citados acima. Qualquer outro problema que o cidadão tenha, ele deve continuar enviando sua queixa para nossa Ouvidoria Municipal, disponível em nosso site. Dependendo da utilização do serviço e posteriores avaliações, o sistema poderá ser levado para outras áreas da Administração Pública, mas isso será um segundo passo”, completou o prefeito.

Prado também explicou porque a Prefeitura optou por usar o aplicativo WhatsApp para operacionalizar o serviço. “Resolvemos criar a plataforma a partir do WhatsApp, justamente porque é um aplicativo que praticamente todas as pessoas têm em seu celular e sabem utilizar. Portanto, para usar o Cidade 10 o cidadão não precisa baixar nenhum outro aplicativo”, completou.

O secretário de Tecnologia ressaltou que o WhatsApp será a porta de entrada do serviço, mas que a pasta desenvolveu um sistema interno para que a informação seja trabalhada da forma mais eficiente possível. “O sistema vai avisar todos os secretários e coordenadores de cada área diariamente sobre o número de solicitações abertas e o prazo para que elas sejam resolvidas. Tudo isso será feito de forma automatizada. Além disso, o sistema vai agrupar reclamações de um mesmo problema, para evitar a perda de tempo”, explicou Matheus Guilhem Giacometti.

Tipó ressaltou que o sistema visa transformar a população em parceria da Prefeitura e também tem por objetivo atender as reclamações que chegam aos vereadores na Câmara. “Os vereadores recebem muitas reclamações desses problemas que agora serão atendidos pelo Cidade 10. Apesar de serem problemas relativamente simples, para a pessoa que reclama eles são grandes problemas, porque atrapalham a vida dela. Então, o Cidade 10 vai olhar para isso. Com o Cidade 10, a Prefeitura está assumindo um compromisso com a população que é resolver em 10 dias esses problemas”, declarou.

Cíntia Duarte como chefe de gabinete pediu a colabora da imprensa para a divulgação do programa. “Queria pedir a ajuda da imprensa para que faça chegar à população a informação desse importante serviço que está sendo lançado hoje que é o Cidade 10. O Governo quer que as pessoas realmente utilizem essa plataforma da melhor forma possível”, disse.