Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
14/06/2018 16h12

Saúde notifica 1º caso suspeito de influenza

O novo prazo para vacinação é 22 de junho

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista informa que foi registrado o primeiro caso suspeito de Influenza em 2018. A notificação de Influenza foi feita na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Um homem de 30 anos, comerciante, apresentou febre, tosse, desconforto respiratório, dispneia e baixo nível de oxigenação, necessitando de suporte de O2. Iniciado o tratamento ele apresentou melhora do quadro. O paciente recebeu alta para continuar com a medicação em casa, mas ainda aguarda os resultados dos exames.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou

espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionada com epidemias.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Ela começa com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, coriza, tosse seca, calafrio e prostração. Outros sintomas em casos mais graves são: desconforto respiratório, desidratação e pneumonia.

VACINAÇÃO PRORROGADA

Buscando atingir a meta em todo território nacional, que é de vacinar em torno de 54 milhões de pessoas, o Ministério da Saúde resolveu mais uma vez prorrogar a vacinação contra a gripe, que nesses primeiros seis meses do ano já tem o dobro de casos que no mesmo período do ano passado. O novo prazo para vacinação é 22 de junho. A preocupação das autoridades da saúde é com o período de inverno, quando ocorre a maior incidência de circulação do vírus. O prazo anterior era 15 de junho.

Em Lençóis Paulista, apenas 56,3% do público-alvo da campanha tomou a vacina neste ano. A situação mais preocupante, segundo o secretário de Saúde Ricardo Conti, está no grupo das crianças entre seis meses e cinco anos. “Nesse grupo, composto por aproximadamente 3.605 crianças, apenas 1.118 foram imunizadas contra Influenza, ou seja, um percentual de apenas 32,4%. Estamos aguardando o resultado do exame desse caso suspeito, mas pedimos que todos que têm direito procurem as unidades de saúde para receber a vacina”, declarou Conti.

O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial as crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença. Por isso, se após o fim da campanha ainda houver disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

Dados do Grupo Vigilância Epidemiológica sobre campanha de vacinação até o momento em Lençóis Paulista:

Pessoas

vacinadas