Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente realiza ação para prevenção de queimadas urbanas
12/06/2018 14h51

Meio Ambiente realiza ação para prevenção de queimadas urbanas

Alunos da escola Guiomar Borcat, do 4º ano C da Professora Gisele Roberta Marrichi Tudiçaki

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio das Secretarias de Cultura e Educação, desenvolveu ação de educação ambiental na terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, com o tema “Foco em Queimada Urbana”. Esta ação se inclui como parte das ações comemorativas do Meio Ambiente durante todo o mês de junho.

O tema, explanado pelo educador ambiental Helton Damacena, propõe sensibilizar os alunos para que conversem em casa com os pais e familiares sobre o problema da prática de queimadas dentro da área urbana, que envolve a limpeza de terrenos baldios, queima de lixo e resíduos.

A ação envolveu a apresentação de uma palestra abordando os processos de exploração do meio natural e a prática de queimadas para o desenvolvimento da agropecuária e urbanização, tornando-se ao longo do tempo uma questão cultural. Foram expostas as medidas de prevenção da prática de queimadas, que está diretamente ligada à educação ambiental junto a população, bem como os problemas decorrentes, como a poluição do ar e prejuízo à saúde pública, uma vez que ocasiona problemas respiratórios nas pessoas.

Foram apresentadas também medidas alternativas para evitar as queimadas urbanas, bem como a destinação correta de diversos tipos de resíduos, como galhos, folhas, lixo doméstico, móveis velhos e restos de madeiras, com ênfase para a prática da coleta seletiva de recicláveis, ao invés da queimada destes resíduos. A limpeza de quintais e terrenos baldios também não devem ser praticada com uso de fogo, tendo em vista que se trata de crime ambiental, de acordo com a Lei 9.605/1998, e Lei Municipal nº 2.911/2001, estando o infrator sujeito à fiscalização que prevê notificações e multas. Em casos de maior proporção, os munícipes devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para fixar a aprendizagem, os alunos desenvolveram desenhos relativos ao tema “Queimadas Urbanas”.

A ação educativa com esta temática têm sido desenvolvida desde o início do ano nas escolas municipais. Na ocasião participaram os alunos do 4º ano C, da Professora Gisele Roberta Marrichi Tudiçaki. A ação será replicada durante o ano letivo para outras turmas, ou outros públicos de interesse, principalmente no período de estiagem, outono-inverno. Essa ação será apresentada em relatório como arquivo comprobatório de ações da diretiva Qualidade do Ar, do programa município Verde Azul - ciclo 2018.