Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria do Meio Ambiente tem programação extensa para o mês de junho
04/06/2018 15h01

Secretaria do Meio Ambiente tem programação extensa para o mês de junho

O educador ambiental Helton Damacena trabalhará temas com alunos das escolas municipais

Para o mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município (SAMA) preparou uma extensa programação de educação ambiental com base na legislação municipal vigente, Programa Municipal de Educação Ambiental fixado pela Lei no 4989/2017, e temas propostos nas diretivas do programa Município Verde Azul.

Logo na primeira semana serão trabalhados os temas da coleta seletiva de recicláveis; problemas relacionados a queimadas urbanas; além da salvaguarda da biodiversidade com visitas ao espaço do Jardim Sensorial e Mini Zoo de Esculturas no Parque do Povo, tendo o programa como foco principal a proteção de nascentes. As ações envolvem principalmente a rede municipal de ensino, bem como a mobilização da população de alguns bairros, de acordo com os temas mencionados, promovendo assim a educação ambiental em várias frentes.

Ao longo do mês de junho ainda haverá atividades com outros temas voltados para a arborização urbana, com plantio de árvores; visitas em hortas educativas das escolas municipais para a promoção de técnicas de boas práticas ambientais; palestras sobre as potencialidades e fragilidades do uso do solo, e, entre outros, visitas à nascente municipal modelo no bairro Cecap.

A programação se estende até o final do mês de junho, e os alunos dos 4o anos serão o público-alvo das ações durante este período. As escolas municipais também trabalham para a educação ambiental relativa ao Decreto nº141/2018, do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que versa sobre o sistema de logística reversa de resíduos como pilhas e baterias, lâmpadas, pneus, eletrônicos, recicláveis, resíduos da construção civil; móveis inservíveis; óleo de cozinha usado e óleo lubrificante em Lençóis Paulista.

“Vale ressaltar que a participação efetiva da população nesses programas se faz necessário para se obter cada vez melhores resultados e para melhorar a qualidade do meio ambiente da cidade”, comentou o secretário Claudemir Rocha Mio – Tupã.