Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Sipat da ETEC tem ‘Cultivando Boas Práticas’ como tema
22/05/2018 13h43

Sipat da ETEC tem ‘Cultivando Boas Práticas’ como tema

O educador ambiental e interlocutor Helton Damacena apresentou o Programa Município Verde Azul (PMVA)

Na quarta-feira, 16 de maio, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) participou a convite da coordenadora da ETEC “Cidade do Livro”, Carmem Beline, do Fórum SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) com o tema: “Cultivando Boas Práticas”.

Na ocasião, o educador ambiental e interlocutor Helton Damacena apresentou o Programa Município Verde Azul (PMVA) e suas dez diretivas: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos, bem como as ações que Lençóis Paulista têm desenvolvido frente a essas propostas.

Foram destacadas as ações que visam o uso de energia renovável, produção e consumo de alimentos, habitação sustentável, estrutura da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista, Programas de Educação Ambiental e ações educativas sobre as diretivas do PMVA; medidas para conservação das faunas doméstica e silvestre, restauração ecológica e proteção de matas ciliares, recuperação ambiental de nascentes e uso racional da água, fiscalização ambiental, ações sobre a arborização urbana com destaque para os plantios em pomares, espaço árvore e viveiro municipal de mudas; desempenho das estações de tratamento de esgotos e do lixo, e diversos tipos de resíduos sólidos urbanos, entre outras.

No ciclo de 2017, Lençóis Paulista permaneceu no seleto grupo dos 52 municípios com certificação do Programa Município Verde Azul, com a 29a colocação, sendo que no Estado de São Paulo existem 645 municípios. No entanto, o trabalho é constante frente ao Programa Município Verde Azul. Os alunos e participantes do Fórum Sipat da ETEC puderam conhecer melhor toda a estrutura e trabalhos realizados.