Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente realiza plantio para arborização em calçadas
21/05/2018 15h12

Meio Ambiente realiza plantio para arborização em calçadas

Ruas do Jardim Ubirama foram recentemente as escolhidas para receber o plantio

Com a recente implantação de novas mudas no passeio público e áreas verdes de Lençóis Paulista, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem promovido ações que buscam o melhor às comunidades dos bairros atendidos. Ruas do Jardim Ubirama foram recentemente as escolhidas para receber o plantio.

Desde outubro de 2017 estão sendo realizadas pesquisas com os moradores para o plantio no espaço das calçadas dos imóveis. Os munícipes são orientados sobre a importância das árvores para o equilíbrio ecológico no meio urbano e para qualidade de vida e saúde da população.

A arborização urbana oferece muitos benefícios, desde a oxigenação, umidificação do ar, ameniza a temperatura, contribui para a redução dos índices de doenças cardíacas e respiratórias, reduz stress, protege a biodiversidade, filtra poeiras e partículas de poluição, reduz enchentes e alagamentos em áreas de preservação permanente, e valoriza imóveis, entre outros.

No Jardim Ubirama foi realizada ação sobre gestão participativa na arborização, mais especificamente nas Ruas João Carneiro Geraldes e Felipe Camarão, onde alguns munícipes solicitaram o plantio e outros foram convidados a aderir ao plantio. Após a pesquisa, no dia 14 de maio a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente efetivou o plantio das novas árvores de acordo com os endereços dos moradores. Na Rua Pedro Natálio Lorenzetti, Centro, também foram plantadas árvores no calçamento da Escola Estadual Virgílio Capoani.

“A ação da educação ambiental ainda será estendida a outros bairros e regiões da cidade, de acordo com solicitação dos munícipes, uma vez que se pretende realizar o plantio para ampliar a arborização urbana. O trabalho será feito com equipe própria no plantio. Vale ressaltar que a gestão participativa também envolve os munícipes nos cuidados com a rega, adubação e combate ao vandalismo, tudo para garantir o desenvolvimento das novas mudas”, comentou o secretário Claudemir Rocha Mio – Tupã.

Os munícipes podem solicitar o serviço, ou mudas apropriadas para calçamento, diretamente na Secretaria de Meio Ambiente (SAMA), por meio de requisição ou pelo telefone (14) 3269.7054.