Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Estudantes comemoram aniversário da escola Eliza com sessão cinema
10/05/2011 19h42

Estudantes comemoram aniversário da escola Eliza com sessão cinema

Os 64 anos da EMEIF Eliza Pereira de Barros, localizada no Centro de Lençóis Paulista, foram comemorados entre os estudantes com sessão cinema e direito a pipoca e refrigerante. Cartazes com o tema também foram confeccionados pelos alunos para marcar a data, neste mês de maio.

Um pouco de história

A escola foi criada em 3 de maio de 1947 e foi a primeira Instituição no Município a atender a Educação Infantil; era o Jardim da Infância Sagrado Coração de Maria.

Então dirigido por freiras, no colégio os alunos rezavam o terço todos os dias, após o término das atividades regulares. As classes eram divididas por sexo - os meninos estudavam num período e as meninas em outro. Na época a escola contava com apenas uma sala de aula, um banheiro, pátio em terra batida e a cozinha onde eram preparados para os alunos o leite com café vindos da fazenda.

No ano de 1948 o então prefeito municipal Dr. Geraldo Pereira de Barros reformou toda a escola, quando foram construídas mais duas salas de aula e feitas melhorias, como o pátio ladrilhado. Na entrega das obras o prefeito fez uma homenagem à sua mãe emprestando seu nome à escola, que então passou a se chamar E.M.I Dona Eliza Pereira de Barros.

A primeira professora da escola foi Irma Carrit, quem mais tarde, por seu carinho e dedicação ao ofício, foi homenageada como patronesse em outra escola de Lençóis, na Vila Cruzeiro. As professoras Olga Biral e Leda Temer Feres também lecionaram na modalidade infantil lençoense daquela época.