Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Campanha de vacinação contra influenza começa na segunda Feira, 23
19/04/2018 15h05

Campanha de vacinação contra influenza começa na segunda-feira, 23

A vacinação será por etapas, e todos devem estar atentos às datas: a partir de 23, idosos e trabalhadores da saúde

A partir de segunda-feira, 23, em todas as unidades de saúde de Lençóis Paulista estará disponível a vacina contra a gripe (influenza), que é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório da pessoa. A partir da segunda-feira a vacina estará disponível para os idosos, acima dos 60 anos, e àqueles que trabalham na área da saúde.

De acordo com calendário elaborado pelo Ministério da Saúde, a vacinação será por etapas, e todos devem estar atentos às datas: a partir de 23, idosos e trabalhadores da saúde; a partir de 2 de maio, crianças, gestantes e puérperas; e a partir de 9 de maio, comorbidades e professores. O ministério lista como grupos prioritários para vacinação as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, professores, pessoas acima dos 60 anos de idade, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda. Ela afeta o sistema respiratório e é facilmente transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A gripe começa com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, coriza, tosse seca, calafrio e prostração. Outros sintomas em casos mais graves são: desconforto respiratório, desidratação e pneumonia.

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde, para a temporada de 2018 no hemisfério sul cada dose da vacina influenza contém cepas do vírus H1N1 (A/Michigan/45/2015 pdm09), H3N2 (A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 e B (B/Phuket/3073/2013). A vacina é aplicada intramuscular.