Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente e Lions Clube promovem plantio de árvores
18/04/2018 14h52

Meio Ambiente e Lions Clube promovem plantio de árvores

No total foram plantadas 28 mudas pela parceria Diretoria de Meio Ambiente e Lions Clube

No último sábado, 14, uma parceria entre Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e Lions Clube de Lençóis Paulista viabilizou o plantio de árvores em área verde situada na Rua Ceará, no Jardim Cruzeiro. A ação envolveu membros do Lions e seus familiares, equipe de apoio da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, e comunidade local. Foi uma oportunidade em que moradores puderam participar efetivamente do plantio, de modo a contribuírem para a proteção e cuidados para garantir o sadio desenvolvimento das árvores.

Essa ação envolve a atitude de “Gestão Participativa” da arborização urbana, que requer o envolvimento das pessoas e da comunidade para colaborar nos projetos e planos de arborização de Lençóis Paulista, assim como tem ocorrido com os pomares comunitários e plantios em calçamentos. Dentre as árvores plantadas pela parceria estavam espécies como Ipê amarelo e rosa, Flamboyant, Quaresmeira, Sibipiruna, Resedá e Oitis, que são indicadas para a arborização urbana. No total foram plantadas 28 mudas.

Vale destacar os benefícios da arborização para o ambiente urbano, desde a beleza do paisagismo à valorização de imóveis, oxigenação do ar, combate a poeiras e partículas de poluição suspensas no ar, abafa os ruídos, direciona os ventos, diminui a temperatura e aumenta a umidade do ar, abriga a fauna e favorece a biodiversidade.

A arborização da cidade deve ser vista além das questões ambientais, ou seja, também como uma questão de saúde pública e qualidade de vida. Esta ação também se enquadra na diretiva Arborização Urbana do Programa Município Verde Azul, por se tratar de educação ambiental sobre o tema, que precisa ser desenvolvido de modo constante.

Esta é a segunda área a ser plantada pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Lions Clube. A primeira ação ocorreu em abril/2017, quando foi implantado o primeiro pomar comunitário no Residencial Santa Terezinha.