Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Trânsito realiza revitalização de ciclovia no Parque do Povo
16/04/2018 14h53

Trânsito realiza revitalização de ciclovia no Parque do Povo

O setor de trânsito tem realizado o serviço de revitalização da pintura das faixas da ciclovia no Parque do Povo. O serviço é importante, uma vez que incetiva o uso de transporte alternativo. Isso ajuda a melhorar a qualidade de vida, além de colocar a bicicleta como meio de prática esportiva e de locomoção.

O trecho da ciclovia no Parque do Povo tem uma extensão aproximada de 1,2 km. No entanto, existem também as ciclofaixas na Av. José Veloso, que interliga o Parque do Povo aos bairros Jardim Europa, Vila Cachoeirinha, Jardim Monte Azul e Jardim Maria Luíza II, com extensão de 1 km. Outra ciclofaixa interliga o Parque do Povo ao Jardim Itamarati, até a rotatória do Jardim Caju, totalizando mais 1 km aproximadamente. O Jardim Ubirama também apresenta mais 0,5 Km de ciclofaixa na extensão da Rua Marechal Rondon, paralela a Rodovia Osni Matheus. Todas as ciclofaixas também devem receber o processo de revitalização da pintura, totalizando cerca de 3,5 km, além de planos para possível ampliação.

Há diferença entre ciclovia e ciclofaixa. A ciclovia é uma via paralela ao calçamento, ou à própria via, para uso dos ciclistas; já a ciclofaixa representa uma demarcação junto a via, com a mesma finalidade.

Ciclovias são uma solução ecológica de urbanização, que também reduz a emissão de gases poluentes. Por isso, essa medida é apresentada como proatividade da diretiva Qualidade do Ar, junto ao Programa Município Verde Azul - ciclo 2018.

Ainda como medida de incentivo ao uso de transporte não motorizado, a Diretoria de Esportes promove mensalmente os passeios ciclísticos do Programa "Bike Saúde", para incentivar o uso da bicicleta como transporte alternativo. Essa ação também ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, além de ser uma iniciativa saudável.