Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cisternas para captação de águas pluviais são instaladas na nova estação rodoviária
16/04/2018 10h14

Dois tanques com capacidade de 15 mil litros cada foram instalados

Uma das alternativas sustentáveis adotadas na obra da nova estação rodoviária de Lençóis Paulista refere-se a instalação de cisternas para armazenamento e reaproveitamento de águas pluviais (águas das chuvas).

Foram implantados tanques subterrâneos que receberão as cargas de águas pluviais drenadas, que ficarão armazenadas para reutilização em sistema de irrigação dos canteiros centrais, rotatórias da Av. Jácomo Nicolau Paccola e áreas verdes que compõem o paisagismo da estação rodoviária. Foram instaladas duas cisternas subterrâneas com capacidade de armazenamento de até 15.000 litros cada, totalizando 30.000 litros de água para reúso.

A medida é uma iniciativa ecologicamente correta e economicamente viável. Além de outras vantagens, como auxílio em períodos de estiagem (secas), colabora para o melhor escoamento de águas pluviais e evita ocorrência de alagamentos locais. É, portanto, um sistema seguro e funcional.

Além da nova estação rodoviária, outras instalações públicas já contam com este recurso para o uso racional da água, como creches, teatro municipal, praças e áreas esportivas com campos de futebol. A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente apresentará a ação como proatividade da diretiva Gestão das Águas no Programa Município Verde Azul - ciclo 2018.