Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Coleta seletiva promove geração de renda e preserva recursos naturais
13/04/2018 09h58

Coleta seletiva promove geração de renda e preserva recursos naturais

Coleta seletiva realizada pela Cooprelp em parceria com a Prefeitura Municipal é desenvolvida pelo sistema “porta a porta”

A Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e a Adefilp (Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista), por meio da coleta seletiva desenvolvem um importante trabalho no município de Lençóis Paulista, que resulta na geração de emprego e renda para 90 famílias e preserva recursos naturais.

Os recicláveis obtidos durante a coleta, como papel, plásticos e metais são encaminhados para empresas especializadas na reciclagem e desta forma retornam à cadeia produtiva como novos produtos, reduzindo a necessidade de extração e utilização de recursos naturais.

A coleta seletiva realizada pela Cooprelp em parceria com a Prefeitura Municipal é desenvolvida pelo sistema “porta a porta” pelas cooperadas, que recolhem os recicláveis nas residências e os acondicionam em um caminhão que os transportam até a usina de triagem. Na usina, outra equipe realiza a triagem dos recicláveis para classificá-los de acordo com a constituição do material (plástico, papel, vidro, sucata e outros).

Já a Adefilp realiza coleta de recicláveis nas empresas do município (indústria e comércio). Ela não faz a coleta porta a porta. Possui estrutura própria, como veículos, centro de triagem e de armazenamento dos materiais. As empresas que doam seus materiais para a Adefilp estão cadastrados pela associação, que possui uma logística de coleta estabelecida.

A população e as empresas do município podem colaborar com este importante trabalho destinando corretamente seus resíduos, separando-os em dois grupos nas residências (materiais recicláveis e material orgânico), e atentos aos dias da coleta seletiva. Desta forma, pode-se aumentar o volume de resíduos, além de promover a valorização dos recicláveis comercializados pelas duas entidades. Vale ressaltar que a coleta seletiva nos bairros é diretamente administrada pela Cooprelp, e o telefone para contato é o (14) 3264.1242. Já o telefone de contato da Adefilp é o (14) 3264.9700.

Segue o cronograma semanal da coleta seletiva nas residências, observado pela equipe da Cooprelp:

Segunda-Feira: Cecap, Santa Terezinha, Jardim Carolina, Jardim Itapuã, Jardim João Paccola, Jardim Lorena/ Itapuã, Jardim Monte Azul, Jardim Príncipe, Jardim Europa, Jardim Maria Luíza I, II e III; Vila Cachoeirinha e Jardim Santana.

Terça-Feira: Rua Piedade, Rua Cel. Joaquim Anselmo Martins, Rua Cel. Joaquim Gabriel, Vila Paccola, Vila Antonieta, Vila Nossa Sra. Aparecida, Vila São Judas Tadeu, Vila Mamedina, Vila Maria Cristina, Vila Éden, Parque Res. São José, Jardim Primavera e Distrito de Alfredo Guedes.

Quarta-Feira: Jardim Ipê, Vila Santa Cecília, Jardim Granville, Jardim Morumbi, Av. Nove de Julho, Rua Pedro Natálio Lorenzetti, Rua Dr. Antonio Tedesco, Jardim Cruzeiro, Jardim Alvorada, Vila São João, Vila Baccili e Vila Contente.

Quinta-Feira: Jardim das Nações, Jardim Nova Lençóis, Núcleo Habitacional Luiz Zillo, Jardim América, Parque Res. Rondon, Júlio Ferrari e Jardim Maria Luíza IV.

Sexta-Feira: Jardim Itamaraty, Jardim Caju, Jardim Grajaú, Jardim Ibaté, Vila Irerê, Jardim Ubirama, Distrito Industrial I, Jardim Humaitá, Parque Antártica, Bela Vista I e II; e Jardim Village.