Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura contabiliza resultados do gerenciamento dos resíduos da construção civil
12/04/2018 13h54

Após a triagem, os entulhos de concreto, material cerâmico e argamassa são transportados para um britador que realiza a trituração

Após 6 meses à frente das operações da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC), a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente contabiliza resultados positivos. Atualmente 4 servidores realizam o trabalho de triagem e separação dos resíduos que chegam a usina, transportados por empresas especializadas na coleta de entulho. Outro servidor é responsável pela área administrativa.

O material têm como origem as construções e demolições no município. Após a triagem, os entulhos da Classe A (concreto, material cerâmico e argamassa) são transportados para um britador que realiza a trituração. O produto final é reaproveitado na recuperação de estradas rurais em substituição ao cascalho e à piçarra, que são extraídos das jazidas naturais.

No mês de março foram recebidas 610 caçambas. Desse total foi possível recuperar e reciclar mais de 50%. Além do trabalho de reutilização dos resíduos Classe A, também é recuperada uma grande quantidade de materiais recicláveis como madeira, papel, plástico e sucata de ferro. No mês de março foram 200,0 m³ de material, encaminhados para a Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista (COOPRELP) para comercialização com empresas de reciclagem.

A população pode colaborar com esse importante trabalho destinando nas caçambas somente resíduos da construção civil. O descarte irregular de lixo doméstico nas caçambas compromete o trabalho de reciclagem e reutilização do entulho.