Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / No dia da Biblioteca, BMOL e Pontos de Leitura estimulam o acesso à leitura com projetos e ações
11/04/2018 19h58

Beatriz Vitória da Silva, aluna da Etapa II da Escola Ivone Conti no Ponto de Leitura do Núcleo Luiz Zillo

Prestes a ser tornar a Capital Nacional do Livro, Lençóis Paulista comemorou na segunda, 9, o Dia da Biblioteca desenvolvendo ações e projetos que estimulam o acesso à leitura. Na Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, a Diretoria de Cultura investe na aquisição de novos livros ao mesmo tempo em que o projeto de informatização já alcançou a marca de 139.653 livros tombados.

A BMOL possui um dos acervos mais ricos do país em praticamente todos os segmentos da literatura. Até março deste ano mais 18 mil pessoas passaram pela biblioteca para a realização de pesquisas e retirada de livros. Em 2017, mais de 66 mil pessoas estiveram na BMOL para leitura, retirada de livros e atividades acadêmicas. Em média, a BMOL atende 200 usuários diariamente. A Feira para Troca de Livros realizada regularmente pela BMOL também é uma oportunidade para que os atuais e futuros leitores tenham acesso aos títulos por meio da troca das obras.

Órgão de Difusão Cultural, a BMOL foi fundada por Zanderlite Duclerc Verçosa, em 21 de Dezembro de 1961, funcionando provisoriamente no prédio do Ubirama Tênis Clube. Em 28 de abril de 1963 passou a funcionar na Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica)

A maior Biblioteca Pública do Interior do Brasil, pelo seu acervo superior a 200 mil livros e mais de 10.000 documentos, desde Decreto de D. João V a autógrafos diversos; além de um acervo especial com peças raríssimas, que destacam a Biblioteca, entre muitas outras do país.

Pertences de Olavo Bilac, Guimarães Rosa, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Procópio Ferreira, e documentos de Procópio Ferreira, Carlos Lage, Cora Coralina, Guilherme Figueiredo, padre João Amâncio da Costa Novaes e do médico Antônio Tedesco compõe o acervo da BMOL. Manuscritos e documentos completos e raros de Orígenes Lessa também estão na BMOL.

Pontos de Leitura

A Diretoria de Cultura também está reestruturando os Pontos de Leitura instalados nas Praças do Núcleo Habitacional Luiz e no Jardim do Caju. “Além dos livros para troca e retirada, os pontos possuem jogos lúdicos e vamos intensificar as atividades para estimular a presença dos leitores em cada unidade.”, lembrou o maestro e diretor de Cultura, Marcelo Maganha.

Serviço: A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h00, e aos sábados, das 8h00 às 17h00. Os leitores interessados em se cadastrar na BMOL devem apresentar comprovante de residência atual, conta de água, luz ou telefone, e documento de identificação com foto. Já os menores de 16 anos devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis.