Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Articulação intermunicipal realiza destinação correta de pilhas e baterias
10/04/2018 14h34

Articulação intermunicipal realiza destinação correta de pilhas e baterias

O programa municipal de educação ambiental “Quando Acaba a Pilha”, desenvolvido pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, demonstrou bons resultados conforme balanço realizado nas escolas municipais e particulares do município, onde existem urnas coletoras para esse tipo de resíduo.

Lençóis Paulista possui mais de 80 pontos de coletas de pilhas e baterias usadas e esgotadas, no comércio, escolas e instituições, desde que o programa “Quando Acaba a Pilha” foi idealizado por alunos da Cooperelp e implantado pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente no ano de 2007. Hoje, o programa já se tornou regional, pois por meio de uma articulação intermunicipal proposta pelo Programa Município Verde Azul a iniciativa se estendeu para os municípios de Agudos, Borebi, Macatuba e Pederneiras.

No último dia 2 de abril de 2018, foi realizada a retirada e transporte de pilhas e baterias pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos), e posteriormente destinadas à empresa SUZAQUIM, no município de Suzano-SP, recicladora de pilhas e baterias para a indústria química. Na última demanda foram encaminhados 1.300 Kg de pilhas e baterias usadas e esgotadas, geradas em Lençóis Paulista e nos demais municípios participantes do programa intermunicipal.

É importante a conscientização da população para o descarte correto de pilhas e baterias usadas e esgotadas, pois na composição desses produtos existem metais pesados, como cádmio, lítio e chumbo, entre outros, que se forem descartados no lixo comum ou de forma inadequada poderão contaminar o ecossistema, desde solo, água, animais, vegetação, e causar danos à saúde humana, uma vez que são componentes cancerígenos.

As ações educativas têm sido intensificadas pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, e rede municipal de ensino, uma vez que a responsabilidade nesse processo é de toda a população. Para colaborar, procure o ponto de coleta de pilhas mais próximo de sua residência.