Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Meio Ambiente promove ações para controle e proteção do solo
09/04/2018 15h00

Diretoria de Meio Ambiente promove ações para controle e proteção do solo

Uma das ações envolve o desassoreamento do leito do Rio Lençóis

Tendo em vistas as ações estabelecidas pela diretiva Uso do Solo (US) do Programa Município Verde Azul, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente tem promovido ações que visam o controle da erosão, monitoramento para descontaminação do solo em área localizada no distrito industrial II e desassoreamento das margens do Rio Lençóis.

Através de convênio com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a Prefeitura realizou a recomposição do maciço da área do aterro em valas do município, objetivando impedir o acúmulo e infiltração de águas pluviais no local, diminuindo assim o risco de erosões e contaminação do lençol freático.

Outra medida importante foi o desassoreamento das margens do Rio Lençóis, visando aumentar a vazão, aumentando da profundidade da calha e melhorando o escoamento das águas, prevenindo assim possíveis pontos de alagamentos. Vale ressaltar que esse serviço foi administrado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), e conseguiu efeito esperado, principalmente nos períodos de intensidade pluviométrica.

Sobre o serviço de monitoramento de áreas contaminadas, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente vem acompanhando o trabalho de descontaminação da antiga área pertencente a IQB (Indústria Química Brasileira). A Cetesb é o órgão responsável pela fiscalização e cobrança direta deste trabalho.

As ações prosseguem pelo ciclo 2018 e serão apresentadas como arquivos comprobatórios no Programa Município Verde Azul.