Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Cultura e Duratex promovem concerto com o Maestro João Carlos Martins
05/05/2011 17h22

Nesta sexta (06/05), começa a distribuição dos convites para o Concerto do Maestro João Carlos Martins, que acontece no próximo dia 13, no Clube Esportivo Marimbondo.

No concerto, João Carlos Martins irá reger 40 músicos da Filarmônica Bachiana SESI-SP. O repertório conta com grandes nomes da música clássica: Beethoven, Verdi, Brahms e Piazolla. Durante a viagem à Lençóis, o maestro também visitará os projetos de música mantidos pela Prefeitura na escola EMEIF. "Guiomar Fortunata Coneglian Borcat" e Casa da Cultura “Prof. Maria Bove Coneglian”João Carlos Martins, homenageado pela Escola de Samba Vai-Vai, a grande campeã do carnaval paulistano deste ano, tem uma conhecida história de sucesso ao piano e como regente. Ídolo e modelo de superação para uma legião de fãs, ele investe na missão de inserir crianças e jovens de baixa renda no mundo da música com a Fundação Bachiana, além de parcerias com empresas privadas."A minha experiência pretende democratizar a música clássica, aproximá-la de pessoas que nunca tiveram acesso a esse gênero musical, atingindo todas as classes sociais”, defende.

O concerto está dentro do roteiro da temporada de concertos promovidos pela empresa DURATEX, em comemoração aos seus 60 anos.

O maestro realizará duas apresentações, uma às 19h e outra às 20h30. Os ingressos para o evento são gratuitos e devem ser trocados por um livro novo ou usado, em bom estado. Confira os pontos de troca:

CASA DA CULTURA “PROFª MARIA BOVE CONEGLIAN”

R: Sete de Setembro, 934 – Centro - Fone: [14] 3263-6525

Horário de troca: De segunda a sexta, das 8h às 17h30

BIBLIOTECA MUNICIPAL “ORÍGENES LESSA”

Praça Comend. José Zillo, s/n – Centro – Fone: [14] 3263-6522

Horário de troca: De segunda a sexta, das 8h às 19h30. aos sábados, das 12h às 16h30

MUSEU “ALEXANDRE CHITTO”

R. Cel. Joaquim A. Martins, 575 – Centro - Fone: [14] 3264-1442

Horário de troca: De segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos Sábados, das 8h às 12h

CLUBE ESPORTIVO MARIMBONDO

Avenida Brasil, 1039 - Centro - Fone: [14] 3263-0314

Horário de troca: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Aos Sábados, das 8h às 12h

Exemplo de superaçãoPianista renomado e talentoso regente, João Carlos Martins tem uma história de persistência e superação conhecida em todo o Brasil. Durante vários momentos, sua carreira foi ameaçada: teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita e desenvolveu a Lesão do Esforço Repetido (LER). Submeteu-se a várias cirurgias, mas em um assalto sofreu um golpe que o fez perder o movimento das mãos novamente, tragédia seguida de um tumor que também comprometeu sua mão esquerda.Mas ele sempre vencia as dificuldades com determinação. Comprou novos instrumentos, estudou exaustivamente e criou um estilo único de tocar. Em um sonho, aos 64 anos, foi que veio a inspiração da regência e João Carlos Martins abraçou a atividade, com o ânimo característico de sua personalidade.A história de vida em prol da música tornou-se missão. O Maestro, com a Fundação Bachiana, leva o ensino musical a mais de mil crianças e mantém duas orquestras, uma delas em benefício de jovens de baixa renda. Com tanta dedicação, ele costuma afirmar que “a música venceu” quando conta sua trajetória. “Isso significa que mesmo com tantas adversidades, a música salvou a minha vida e me fez assumir uma responsabilidade social perante meu país. O Brasil precisa saber que a música significa inclusão social, e que através dela levamos uma mensagem de amor e paz”, defende.O pianista e maestro foi, ainda, protagonista do depoimento final da novela Viver a Vida, da Rede Globo de Televisão, em maio de 2010. Sua história de superação também foi o tema da escola Vai-Vai, a campeã do carnaval paulistano de 2011, com o enredo "A Música Venceu”.