Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura e Duratex inauguram mostra sobre a história da madeira
29/03/2018 15h41

Prefeitura e Duratex inauguram mostra sobre a história da madeira

Autoridades e funcionários da Duratex inauguram mostra itinerante sobre a história da madeira

Disseminar cultura e conhecimento, por meio de uma experiência única, e explorar de maneira criativa a importância da madeira na sociedade é a missão do Espaço Arvorar, projeto desenvolvido pela Duratex com base em tendências de museografia inovadoras, na cidade de Agudos. A partir do dia 29 de março, o Espaço Arvorar ganhará uma mostra itinerante e estará exposto na Casa da Cultura da cidade de Lençóis Paulista (SP), oferecendo interatividade para os visitantes com objetos apresentados em cinco ambientes. Após 15 dias, a mostra também será instalada no Teatro da Cidade, para que os moradores da região visitem a exposição Para marcar a inauguração da Mostra, a Orquestra do Projeto Guri, grupo musical formado por jovens, fará uma apresentação especial para mais de 60 pessoas, entre alunos e professores das escolas EMEF Esperança de Oliveira e da EMEF Eliza Pereira de Barros. Participaram da abertura da exposição o diretor de Cultura de Lençóis Paulista, Marcelo Maganha, além dos diretores André Sasso (Desenvolvimento), Priscila Moretto Boarato (Centro Municipal), dos servidores Sabrina Amoedo dos Santos, representando Neusa Carone, diretora de Educação e Helton Damaceno, representando o diretor de Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã. A ação é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (PROAC) e tem a proposta de ser itinerante para propagar a história da madeira em diferentes cidades onde a Duratex possui unidades de negócio ou no seu entorno. Após Lençóis Paulista a mostra segue para a cidade de Bauru. Dessa forma, visitantes de diversas regiões podem acompanhar o surgimento das primeiras árvores, há 390 milhões de anos, e o protagonismo da madeira na história da humanidade, como na construção das pirâmides do Egito e do primeiro avião, o 14 Bis A Mostra também tem o objetivo de estimular os visitantes a conhecerem o Espaço Arvorar, que fica na cidade de Agudos, e que apresenta de maneira mais abrangente a história da madeira. No local é possível vivenciar, por meio de experiências sensoriais, com sons, a vida nas florestas tropicais, as principais formações florestais e as características marcantes dos biomas do País. Os processos de manejo, cultivo e extração sustentável também são destaque na ação. Segundo Eliane Santos, coordenadora de Sustentabilidade da Duratex, tanto o Espaço Arvorar quanto a Mostra itinerante fortalecem o compromisso da companhia em disseminar conhecimento e formar cidadãos conscientes sobre a importância de práticas sustentáveis. “O projeto tem a intenção de impactar de maneira positiva os moradores das cidades por onde passa e envolver a população local sobre a história da madeira na sociedade”, finalizada Eliane.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul. Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2018/2019 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.