Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Município é destaque em cobertura de teste HIV para casos de tuberculose
28/03/2018 16h05

Município é destaque em cobertura de teste HIV para casos de tuberculose

Trabalho desenvolvido pela equipe da Vigilância Epidemiológica possibilitou premiação ao município

Lençóis Paulista foi certificado neste mês, pela atuação na cobertura e realização de testes HIV realizados para os casos de tuberculose em 2017.

A premiação é fruto do trabalho realizado pelos servidores que atuam na Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Saúde que possibilitou a realização de teste HIV acima de 90% para os casos de tuberculose. A oferta de testes para HIV às pessoas com tuberculose é um dos pilares do Plano Estadual do Governo do Estado para a eliminação da doença.

Estima-se no Brasil que, embora a oferta de testagem seja de aproximadamente 70%, cerca de 50% tem acesso ao seu resultado em momento oportuno, com uma prevalência de positividade de 15%. Além disso, a tuberculose é a maior causa de morte entre pessoas que vivem com HIV, sendo a taxa de óbito na coinfecção de 20%, o que exige a implantação de um programa que permita reduzir a carga de ambas as doenças e que seja baseado em uma rede de atenção integral, ágil e resolutiva.

A realização do teste rápido é simples. Além disso, reduz o tempo de espera para obtenção do resultado e não requer que o paciente retorne ao serviço de saúde para conhecer o seu estado sorológico.

Para o diretor de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, “A premiação conquistada pelo município é reflexo do empenho, do trabalho e da atuação de todos os servidores envolvidos nesta ação”, completou.