Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Hortas comunitárias incentivam a produção sustentável de alimentos
27/03/2018 09h42

Hortas comunitárias incentivam a produção sustentável de alimentos

A produção sustentável de alimentos está diretamente ligada a melhorias na alimentação e, consequentemente, à saúde

A população do bairro Cecap tem usufruído de um trabalho desenvolvido pela própria comunidade, as conhecidas hortas comunitárias. Elas estão localizadas na Rua Umberto Peregrino e formam um total de 13 lotes que produzem diversos tipos de alimentos orgânicos, como verduras, legumes, frutas e outros.

A iniciativa ocorreu por meio da concessão de área pública da Prefeitura e iniciativa de representantes do bairro, sendo que anteriormente essa mesma área era foco de depósito irregular de lixo e de mato alto. A partir da transformação do espaço, toda a comunidade tem sido beneficiada, seja pela melhora nas condições ambientais, ou pela produção de alimentos nutritivos e orgânicos, que podem ser comercializados ou fornecidos para entidades do município.

O incentivo a produção sustentável de alimentos está diretamente ligada a melhorias na alimentação, na saúde e propõe menos dependência de produtos inorgânicos, ou industrializados, o que condiz com menos resíduos e embalagens.

A Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, tem realizado ações de ampliação desse programa para outros bairros, como Jardim Caju, onde a área de uma nova horta comunitária já está definida e em processo de delimitação de canteiros. Essa ação será apresentada em relatório na diretiva Município Sustentável do Programa Município Verde Azul.

Escolas municipais contam com hortas educativas

A rede municipal de ensino de Lençóis Paulista conta atualmente com duas escolas que desenvolvem o trabalho com as crianças para a proposta de Hortas Educativas, que não têm como principal finalidade a produção de alimentos, e sim envolver e educar as crianças para que desenvolvam hábitos alimentares saudáveis desde cedo. Além disso, o programa promove a interação com o meio natural e preservação do meio ambiente.

Uma das hortas está localizada na EMEI Maria Cordeiro Fernandes Orsi, no bairro Cecap. O trabalho tem sido desenvolvido por professores e alunos em canteiros estruturados para a produção de hortaliças, como couve, alface, legumes e abacaxi.

A segunda horta em funcionamento está na EMEI Yvonne Conti Capoani, no Núcleo Habitacional Luiz Zillo, onde as crianças cultivam os alimentos que utilizam para o consumo próprio na merenda escolar. Já foram produzidos rabanetes, cenoura, couve, mandioca e verduras, entre outros.

Para 2018 será ampliado o projeto Horta Educativa para mais quatro escolas: EMEF Philomena Briquesi Boso, em Alfredo Guedes; EMEIF Maria Zélia C. Prandini, no Júlio Ferrari; EMEF Guiomar F. Coneglian Borcat, no Jardim Caju; e EMEF Ézio Paccola, no Jardim Primavera.

Em novembro de 2017, uma equipe com representantes das escolas envolvidas, da Diretoria de Educação e Diretoria de Meio Ambiente participaram de uma capacitação em Campinas sobre o tema Hortas Educativas. A equipe lençoense foi liderada pela vice-prefeita Cíntia Duarte, presidente do fundo social de solidariedade de Lençóis Paulista.

Essa é mais uma ação que faz parte do Programa Município Verde Azul e será apresentada em relatório como ação da diretiva Município Sustentável.