Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeito participa de evento promovido pela PHD no Dia da Água
23/03/2018 11h04

Prefeito participa de evento promovido pela PHD no Dia da Água

Pedro Luiz Lorenzetti (PHD) falou sobre os objetivos da empresa com o plantio

No Dia Mundial da Água, 22 de março, o prefeito Anderson Prado participou de evento comemorativo a data promovido pela empresa PHD, uma das parceiras do Grupo Zilor no setor canavieiro, e que ocorreu em fazenda próximo à sede do município, cortada pelo Córrego das Posses, onde foi feito o plantio de 17 mil mudas de árvores com objetivo de restaurar a mata ciliar.

O empresário Pedro Luiz Lorenzetti, representando a PHD, recepcionou os participantes do evento, que o seguiram até o local do plantio. Além do prefeito Anderson Prado estiveram presentes pelo governo municipal o diretor de Planejamento e Urbanismo, José Cláudio Laurino; Claudemir Rocha Mio (Tupã), diretor de Agricultura e Meio Ambiente; e o interlocutor do programa Município Verde Azul, Helton Damacena.

Também como parceiros do evento marcaram presença o presidente o Sindicato Rural de Pederneiras, Roberto Maia; empresa Tecnoflora – Pedro Luiz Cavassutti e Deise Giacomino; Zilor – Cláudio Campanholi, Agenor Mateus da Silva e Gabriela Zucari de Andrade; SAAE – Milena Guirado Coneglian; Instituto Nossa Terra – Sérgio Luiz Perez; Ascana – Élio Pires de Camargo, Tiago José Pescara e Fabiano Baldacim; e Comdema de Lençóis Paulista – Diusaléia Oliver. O plantio faz parte do projeto desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Gabriel Temer Ferez, da empresa Vita Verde Agronegócios.

Ao chegar ao local do plantio o empresário Pedro Luiz Lorenzetti fez uma explanação da participação da empresa PHD no trabalho de preservação no campo, afirmando que “esse (plantio de mudas nativas) é um exemplo daquilo que fazemos para a conservação do solo”. Em seguida fez uso da palavra o presidente do sindicato Rural de Pederneiras, Roberto Maia, que entre outras coisas destacou: “nós somos produtores rurais e produtores de água. Por isso estamos apoiando essas ações (restauração da mata ciliar)”.

E o prefeito Anderson Prado falou da importância do município poder contar com empresas do setor produtivo, preocupadas com o tema meio ambiente. Destacou o Dia Mundial da Água, afirmando que “celebrar a água é celebrar a vida”. E falou sobre a importância da participação de todos no projeto desenvolvido pela PHD: “A palavra do momento, a palavra do desenvolvimento é parceria. Sem eles tudo fica mais difícil. Com os parceiros tudo se torna mais fácil e produtivo”, destacando ali as parcerias do projeto.

Pela Diretoria de Agricultura e Meio ambiente, Tupã e Helton destacaram que a ação de recuperar a mata ciliar beneficia toda a população, pois Lençóis Paulista depende diretamente da água do Rio Lençóis, como fonte superficial de abastecimento público, além dos lençóis freáticos como fonte de abastecimento subterrâneo. “A ação ainda é uma medida importante para atender um dos critérios da diretiva Gestão das Águas, que promove a recuperação ambiental de nascentes, dentro do Programa Município Verde Azul”, destacou Tupã.

Todos puderam participar da prática do plantio de diversas mudas nativas e frutíferas para recompor a mata ciliar em parte do Córrego das Posses.

A ação desenvolvida pela empresa PHD, de implantação, recuperação e conservação de mata ciliar do Córrego das Posses - Microbacia do Rio Lençóis, tem apoio do governo do Estado de São Paulo através do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).