Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da rede municipal de ensino visitam a Nascente Modelo pelo mês da água
21/03/2018 11h49

Alunos da rede municipal de ensino visitam a Nascente Modelo pelo mês da água

Como uma das ações comemorativas do mês da água, os alunos da rede municipal de ensino participam do calendário relativo ao tema, que inclui a visita à Nascente Municipal Modelo. As ações são planejadas por meio de parceria da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, Diretoria de Educação e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Neste mês de março os alunos da EMEF Edwaldo R. Bianchini, da Cecap; EMEIF Nelson Brollo, do Jardim Monte Azul, e EMEF Guiomar F. Coneglian Borcat, do Jardim Caju, são os convidados, por estarem localizados relativamente próximos a APP (Área de Preservação Permanente) em que se encontra a Nascente Municipal Modelo, no bairro Cecap.

Os alunos são orientados pelo educador ambiental Helton Damacena sobre a importância da data, 22 de março, para que possam refletir sobre como esse recurso natural tem sido tratado, sobretudo as nascentes que abastecem os nossos rios.

No local, todos percebem o ambiente na mata ciliar urbana, com vegetação nativa que abriga a fauna e beneficia a qualidade de vida dos moradores dos bairros próximos, desde a Cecap até o Parque do Povo, na extensão urbana do Córrego da Prata, um dos principais afluentes do Rio Lençóis.

Vivenciar, presenciar a realidade do entorno é uma das formas de aprendizagem dos alunos, que além de residirem próximo a mata ciliar também podem contribuir com o conhecimento e informações no processo de educação ambiental, que é sempre aprimorado pelo professor em sala de aula.

A ação de visita faz parte do Programa Município Verde Azul. O município tem a responsabilidade de informar em relatório a localização com registro fotográfico, apresentar um elemento de identificação visual (placa) e promover atividades de visitação.