Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Vale Alimentação dos servidores vai subir para R$ 180
20/03/2018 15h47

Vale-alimentação dos servidores vai subir para R$ 180

Aumento de vale-alimentação acima da inflação beneficia servidor e também economia de Lençóis Paulista

O vale-alimentação, implantado pelo prefeito Anderson Prado em 2017, benefício esse que atendeu um pedido dos servidores e substituiu a cesta básica, também terá um reajuste acima da inflação. O benefício que hoje é de R$ 170 vai passar para R$ 180, tendo um aumento de 5,9%. O novo valor já será depositado na conta dos servidores no dia 15 de abril. O novo valor do vale foi anunciado em primeira mão pelo vereador e líder do Governo na Câmara, Ailton Tipó Laurindo, na sessão de segunda-feira, 19.

Além do vale-alimentação, conforme feito no ano passado, a reposição salarial deste ano também foi acima do índice inflacionário – IPCA – que é utilizado como referência anualmente para o reajuste. Em 2017 a inflação do período foi de 4,76%, e o reajuste concedido pelo Prefeito foi de 7%. Já em 2018, a inflação do período está em 2,84%, sendo que o Projeto enviado para a Câmara Municipal e aprovado na segunda-feira, 19, concede reajuste de 4,5%, totalizando um aumento real de 1,66%. O salário com o reajuste também será pago no início do mês de abril.

“O vale-alimentação era uma reivindicação dos servidores desde a época que era vereador. Quando fui eleito prefeito, resolvi atender esse pedido, porque além de beneficiar o servidor, que pode escolher entre a cesta básica e o vale, também é um benefício para a economia de nossa cidade, afinal grande parte do valor pago pela Prefeitura fica na cidade”, declarou o prefeito Anderson Prado.

“É preciso lembrar também que o benefício, por ser pago em dinheiro, terá reajustes anuais, melhorando assim o poder de compra do servidor ano após ano. Já a cesta básica, embora se possa trocar alguns itens terá, basicamente, sempre o mesmo valor. Esse é mais um benefício do vale-alimentação”, declarou o diretor de Recursos Humanos, Waldomiro Ponsoni.

ECONOMIA

Além do benefício para o servidor público, a implantação do vale-alimentação pelo Governo Municipal também representa um benefício para a economia, de um modo geral e, especialmente, para o comércio. Isso porque quando o único benefício era a cesta básica, a Prefeitura precisava fazer uma licitação para comprar os produtos da cesta e sempre uma empresa de fora, por conta do grande volume, conseguia oferecer o menor preço e vencer a licitação.

Agora, com o pagamento do vale-alimentação em dinheiro na conta do servidor, grande parte desse valor se reverte em compras na própria cidade. Só para se ter uma ideia, só esse benefício deve injetar mais de R$ 4 milhões na economia da cidade neste ano.