Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / COMDEMA realiza ação ambiental no Varejão
20/03/2018 10h16

COMDEMA realiza ação ambiental no Varejão

No último domingo, 18, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizou uma ação ambiental no espaço do Varejão Municipal, que envolveu a doação à população, de mudas de árvores nativas, frutíferas e de arborização urbana, essas produzidas no viveiro municipal. Além disso, houve a aplicação de programas de pesquisas e entrevistas, com objetivo de propagar a educação ambiental.

Durante a ação educativa foram doadas cerca de 150 mudas de árvores, nativas e frutíferas, para proprietários rurais, como medida de restauração ecológica e reflorestamento, bem como árvores apropriadas para arborização urbana. Luciano Rafael, servidor público municipal que atua no Viveiro, auxiliou na identificação e separação das mudas.

A ação educativa ainda envolveu a entrevista com proprietários rurais sobre a realização do CAR (Cadastro Ambiental Rural), e existência de nascentes, para desenvolvimento de ação para recuperação ambiental.

Outros programas também foram levados ao público do Varejão, como por exemplo a campanha “Recicle Seus Hábitos”, para a coleta seletiva; Programa “Óleo Bom”, para descarte de óleo de cozinha usado; e Programa “Quando Acaba a Pilha”, de orientação para destinação correta de pilhas e baterias usadas e esgotadas. Ainda foi distribuído material informativo sobre os temas abordados.

A ação será apresentada como proatividade na diretiva do Conselho Ambiental do Programa Município Verde Azul, sendo que a organização e execução foi planejada pelos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA). O planejamento ocorreu nas reuniões ordinárias de janeiro e fevereiro com os membros participantes; já a execução foi realizada por Claudemir Rocha Mio, diretor de Agricultura e Meio Ambiente; Helton Damacena, Pedro Cavassutti, Milena Guirado Coneglian, Diusaléia Oliver, e José Roberto Boberg, que estiveram presentes colaborando com a ação, que também distribuiu marcadores de página, divulgando e ressaltando a importância do COMDEMA.