Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ação de Compostagem é desenvolvida no Centro de Educação Ambiental CEA
19/03/2018 10h56

Ação de Compostagem é desenvolvida no Centro de Educação Ambiental - CEA

Com objetivo de reaproveitar ao máximo tudo o que é que produzido no município, mesmo quando parece que isso não é mais possível, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Estação Elevatória de Esgotos, localizada na Estação de Tratamento de Esgoto de Lençóis Paulista, em uma ação de sustentabilidade tem realizado a compostagem de resíduos orgânicos, cujo material final (adubo) é utilizado no Viveiro de Mudas municipal e em hortas comunitárias e educativas das escolas municipais.

Todo processo é realizado pelos técnicos designados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), através de “composteiras dinâmicas” que recebem resíduos vegetais, como restos de podas e folhagens, e resíduos orgânicos, ou restos de alimentos, para que sejam processados de modo natural, ocorrendo a decomposição destes elementos.

Segundo os técnicos do SAAE, a cada 150 dias cada composteira produz 250 quilos de compostagem (adubo final). São processados elementos de carbono (folhagem) e nitrogênio (resto de alimento).

“O reaproveitamento é importante para se gerar menos lixo para o nosso meio ambiente, e estima-se que a capacidade de produção de adubo orgânico por meio deste piloto de compostagem seja em quantidade razoável para atender a demanda em hortas educativas e viveiro municipal de mudas”, afirmou o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio.

Como medida de educação, o CEA (Centro de Educação Ambiental) da Estação Elevatória do SAAE recebeu no último dia 9 de março, 18 agentes comunitários de saúde que podem disseminar a ideia junto aos moradores dos bairros onde atuam, tendo em vista sempre reduzir a quantidade de lixo orgânico, uma iniciativa ecologicamente viável ao meio ambiente e a todos.